CPI do futebol enviará ao procurador-geral da República nova representação contra Eurico Miranda



O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura irregularidades cometidas nas associações brasileiras de futebol, senador Álvaro Dias (sem partido-PR), informou nesta terça-feira (dia 28) que a comissão está encaminhando nova representação criminal ao procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, contra o deputado Eurico Miranda. A representação foi solicitada devido à tentativa do deputado de impedir a investigação de assessores da CPI no Vasco da Gama. "É crime impedir ou tentar impedir o funcionamento de uma CPI", afirmou Dias.

Em nome do Senado Federal, Álvaro Dias repudiou as "declarações agressivas" feitas pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, contra a instituição e contra o relator da CPI, senador Geraldo Althoff (PFL-SC), tornadas públicas em gravação da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. "Essas declarações demonstram a prepotência e arrogância de nossos dirigentes, que se acham donos do futebol e são acostumados à impunidade", afirmou Álvaro Dias. Integrantes da CPI já requisitaram à Rádio Gaúcha cópia da fita em que Ricardo Teixeira conversa com presidentes das federações estaduais, onde teria dito ser preciso fazer tudo que estiver ao alcance para evitar que a CPI conclua seus trabalhos. "A fita será enviada para perícia técnica e encaminhada ao Ministério Público para determinação de responsabilidades civis e criminais", disse Dias.

Próximas reuniões

O senador Álvaro Dias informou que os próximos depoimentos da CPI deverão servir para o esclarecimento de denúncias ou apresentação de defesas. Dias confirmou para a próxima quinta-feira (dia 30), às 10h, o depoimento do presidente do Flamengo, Edmundo Santos Silva. O senador disse que o deputado Eurico Miranda é esperado na CPI no próximo dia 11, mas o depoimento ainda não está confirmado. No dia 13, a comissão deverá realizar uma reunião administrativa para debater questões legislativas.

No dia 2 de outubro espera-se a presença do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e nos dias 6 e 8 de novembro será apresentado o relatório final da CPI. O relator, senador Geraldo Althoff, informou que a apresentação foi dividida em dois dias porque, no primeiro, uma terça-feira, serão publicadas as conclusões sobre as denúncias e, no segundo dia, uma quinta-feira, será o momento de apresentar as propostas da comissão.



28/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiada entrega de representação da CPI do Futebol contra Eurico Miranda

Senadores entregam representação contra Eurico Miranda

CPI entrega representação contra Eurico Miranda a Brindeiro

Procurador-geral da República recebe representação de parlamentares da CPI do Cachoeira

Parlamentares da CPI do Cachoeira levam representação ao Procurador-Geral da República

Althoff entregará ao presidente da Câmara representação contra o deputado Eurico Miranda