Aluno do Estado vence concurso e ganha viagem ao Japão



Henrique Fidélis, 17 anos, venceu mais de 1,5 mil estudantes de idioma japonês

O aluno da rede estadual de ensino paulista Guilherme Henrique Fidélis, 17 anos, venceu mais de 1,5 mil estudantes de idioma japonês e terá como prêmio uma viagem ao Japão, com todas as despesas pagas. A premiação foi possível graças à parceria entre a Secretaria da Educação e a Fundação Japão.

Guilherme, que estuda japonês há três anos e meio no Centro de Estudos de Línguas (CEL) de Itaquera, foi selecionado entre 900 alunos de todos os CELs de São Paulo. Depois, disputou a viagem com um finalista do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem), do Paraná, num teste de competência escrita e em uma entrevista em japonês.

No dia 1º de julho, embarcará para Osaka, seguindo depois para Tóquio. Serão 15 dias de intercâmbio, com hospedagem inicial em hotel da Fundação Japão e posteriormente na casa de uma família. “Eu queria ser professor de língua portuguesa. No CEL descobri o gosto pela cultura, a comida e a arte japonesas. Vou cursar Letras na Universidade de São Paulo (USP) e depois ser professor de japonês”, assegura Fidélis, que faz o terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Pedro Roberto Vaghi, em Guarulhos, cidade onde mora. 

Idiomas

A Secretaria da Educação oferece aulas de japonês, italiano, francês, alemão e espanhol em 75 CELs. A cada semestre são abertas novas turmas. Os cursos duram três anos e têm como objetivo ensinar línguas que não estão na grade curricular da rede, além de enriquecer o currículo de futuros profissionais e oferecer acesso a outras culturas.

Para inscrever-se no programa, o aluno deve freqüentar cursos regulares ou supletivos na rede estadual de ensino, a partir da 6ª série do ensino fundamental. Estudantes de escolas técnicas estaduais também podem freqüentar as aulas. Os cursos são divididos em nível I e II, cada um com três estágios, totalizando 480 horas de aula. O curso de espanhol é o mais freqüentado, seguido pelo de francês. 

Da Secretaria da Educação 



05/08/2008


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