Alunos da rede pública de ensino conhecem a história do Senado
Alunos do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal tiveram a oportunidade, nesta quinta-feira (13), de entrar em contato com a história do Senado. Por meio do Projeto de Difusão Cultural do Arquivo do Senado Federal, 40 alunos da Escola Classe da Granja do Torto, com idade de 9 a 11 anos, participaram de atividades e fizeram um tour pelo Palácio do Congresso. Esta foi a primeira atividade do projeto, que prevê visitas quinzenais de alunos até o mês de dezembro.
Após o passeio pelo Senado, as crianças assistiram a apresentações da banda de música da Escola Classe Guará II e de teatro de bonecos. A diretora-geral do Senado, Dóris Peixoto, falou aos alunos sobre a história e o trabalho das Casas Legislativas e sobre a utilidade do trabalho do arquivo.
- Esta é a grande lição que eu gostaria de deixar para vocês nesta visita de hoje: precisamos preservar e conhecer o nosso passado, a nossa história, para que sejamos capazes de construir o nosso futuro - afirmou.
Arquivo
O acervo do Senado contém aproximadamente 12 mil metros lineares de documentos e é constituído de documentação legislativa e administrativa. Entre os documentos estão as proposições legislativas e avulsos relacionados à atividade legislativa de 1826 aos tempos atuais e cerca de 40 mil fotografias. O documento mais antigo do acervo é de 1788.
Os documentos de guarda permanente estão disponíveis para pesquisa e consulta dos usuários, respeitando os níveis de acesso e a fragilidade que impossibilite o manuseio do documento.
13/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rede pública de ensino receberá livros sobre história afro-brasileira
Cícero Lucena cobra fornecimento de uniforme escolar aos alunos da rede pública de ensino
Alunos da rede estadual conhecem pesquisa científica na USP
Educação levará história do Holocausto a alunos da rede estadual
ALUNOS DA ESCOLA FRANCESA CONHECEM O SENADO
Alunos imigrantes passam de 7 mil na rede estadual de ensino