Alunos de Escola Técnica criam etiqueta para rastrear bagagem extraviada em aeroportos



Sistema facilita localização na esteira e calcula indenização em caso de perda

Três estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Vila Formosa, de São Paulo, desenvolveram um projeto para localização de bagagens extraviadas em aeroportos. Por meio de recursos eletrônicos e de informática, o "Rastrear" é capaz de localizar a bagagem e, caso não seja encontrada, calcular a indenização a ser paga pelos responsáveis pelo extravio.

A ideia surgiu quando Milena Costa soube que diversos amigos passaram por esse problema durante viagens nacionais e internacionais. "É uma situação muito ruim chegar ao destino e não encontrar seus pertences", diz a aluna do técnico em Informática, que desenvolveu o projeto junto com outros dois colegas de curso, July Pinheiro e Renam Magalhães.

Orientado por Luiz Pinheiro, professor do curso, o grupo criou um sistema que, por meio da Internet, cadastra a quantidade de malas, o conteúdo levado nelas, o percurso e a quantidade de aeroportos por onde a bagagem vai passar. A partir dessas informações, é produzida uma etiqueta eletrônica que informa, em caso de extravio, os locais onde a bagagem pode estar perdida. Se mesmo assim a bagagem não for encontrada, o cadastro do conteúdo torna possível calcular o valor da indenização do cliente.

"As etiquetas são usadas tanto para a pessoa que viaja identifique sua bagagem na esteira, pois são diferenciadas por figuras geométricas, quanto para auxiliar os funcionários dos aeroportos na localização em caso de perda", explica Pinheiro.

O "Rastrear" também prevê a inclusão de pessoas com deficiência, uma vez que as etiquetas são impressas também em braile, para facilitar a identificação das malas nas esteiras dos aeroportos.

O projeto foi o terceiro colocado no 2º Prêmio ESEG de Gestão, realizado pela Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG) do Grupo Educacional ETAPA em parceria com o Centro Paula Souza na última sexta-feira, 9. Também foi apresentado na 5ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza e é um dos finalistas da próxima Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorre em março de 2012.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas - unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em cerca de 270 cidades paulistas. As Etecs atendem 216 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 54 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza



12/19/2011


Artigos Relacionados


PROJETO PREVÊ INDENIZAÇÃO POR BAGAGEM EXTRAVIADA

Educação: Escola Técnica e Fatec recém-criadas recebem alunos em fevereiro

Educação: Escola Técnica e Fatec recém-criadas recebem alunos em fevereiro

Educação: Escola Técnica e Fatec criadas esta semana recebem alunos em fevereiro

Alunos da USP criam veículo para competir em Interlagos

Alunos da Unesp criam jogo para ajudar crianças a se alimentarem