Alunos da USP criam veículo para competir em Interlagos



Objetivo da maratona é incentivar a criatividade dos futuros engenheiros automotivos

Alunos de Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) voltam às pistas do Kartódromo de Interlagos para disputar a Maratona da Eficiência Energética, evento que desafia estudantes de engenharia das universidades brasileiras a desenvolver veículos de alta performance e ecologicamente eficientes.

O veículo criado pelos alunos do Programa de Educação Tutorial Mecânica da Poli/USP será apresentado hoje (22), às 17 horas, no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica. Trata-se de um projeto compacto, com 2,5 metros de comprimento, 75 centímetros de largura e 25 quilos de peso. Essas medidas são significativamente menores que as do veículo desenvolvido pela mesma equipe em 2007, com o qual conquistaram o 5º lugar na competição.

Neste ano, a meta dos universitários foi desenvolver um veículo robusto, que reunisse aperfeiçoamentos e inovações em aerodinâmica e nos sistemas de direção, suspensão, cubos de rodas, ergonomia, segurança e conforto. O projeto tem patrocínio da Mapfre Seguros do Brasil, Associação Brasileira de Materiais Compósitos (Abmaco), Proart, Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) e MVC Componentes Plásticos.

Motor mais leve – O carro da Poli, denominado i9, é um conjunto que integra estrutura e carenagem em tecido de fibra de vidro – que substitui a tradicional manta – e combina materiais leves e de alta resistência, como fibra de carbono e kevlar. Para reduzir o consumo de gasolina por quilômetro rodado, os alunos optaram por motor menor e mais leve. “Não há necessidade de um propulsor de grande capacidade volumétrica para uma prova desenvolvida à velocidade média de 25 quilômetros por hora, em pista plana, para o deslocamento de um conjunto tão leve. Tal mudança permitiu diminuição de 50% do consumo de gasolina”, explica Daniel Toledo, capitão da Equipe Poli/Mapfre de Milhagem.

A Maratona da Eficiência Energética tem seu regulamento registrado na Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), também responsável pela supervisão da competição. O objetivo do evento é pesquisar o rendimento energético com diferentes tipos de combustão e incentivar a criatividade dos futuros engenheiros automotivos quanto a soluções para as questões ambientais e de energia.

Características do i9

• comprimento de 2,5 metros (35 centímetros mais curto que o modelo de 2007)

• largura de 75 centímetros (20 centímetros mais estreito)

• peso de 25 quilos (15 quilos mais leve)

• carenagem recebeu entradas de ar para refrigeração do motor, menor área frontal e queda mais suave da parte traseira. Foi laminada com tecidos de fibra de vidro e resina éster vinílica, permitindo redução de massa de 50%, para 10 quilos

• cockpit desenvolvido pelo moderno processo de infusão que, auxiliado pelo vácuo, permite desenvolver componentes de alto desempenho em materiais compósitos. Foram utilizados carbono, kevlar, fibra de vidro e núcleos diversos

• volante removível, como nos carros da Fórmula 1 e Stock Car

• sistema de direção desenvolvido para obter maior precisão, menores perdas e controle mais eficiente

• suspensão, sem molas e amortecedores, baseia-se em projeto especial para os cubos das rodas com rolamento para a redução de atrito, favorecendo melhor desempenho global

SERVIÇO

• Lançamento do veículo da Poli: hoje (22), às 17 horas

Local: Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica

da Escola Politécnica da USP – Cidade Universitária – SP

• Maratona da Eficiência Energética 2008

De quinta-feira a sábado (24 a 26)

Local: Kartódromo de Interlagos – São Paulo

Do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli

(M.C.)



07/22/2008


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