Alunos indígenas da rede estadual receberão livros em guarani



Para valorizar os costumes e tradições indígenas, material utiliza músicas, histórias, desenhos e brincadeiras da cultura guarani

Os alunos indígenas de origem guarani terão novo material específico a partir deste ano. A medida, anunciada nesta sexta, 19, pelo secretário de Educação, Herman Voorwald, fará com que livros de alfabetização em guarani cheguem a 804 estudantes das 25 escolas estaduais da etnia existentes na rede.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Os livros foram produzidos com a colaboração da comunidade e a supervisão de um linguista especializado. O primeiro volume, "Ayvu Peteῖ", contém figuras e letras para colorir e apresenta palavras para ampliação do vocabulário. Já o segundo volume, "Ayvu Mokoῖ", é voltado para o desenvolvimento da leitura e da escrita por meio de jogos, atividades de compreensão e elaboração de redações.

Ambos utilizam músicas, histórias, desenhos e brincadeiras da cultura guarani, com o objetivo de valorizar os costumes e tradições, além de proporcionar uma aprendizagem mais eficaz durante o processo de alfabetização.

Do Portal do Governo do Estado



04/19/2013


Artigos Relacionados


Rede estadual terá livros em guarani para alunos indígenas

3,6 milhões de alunos da rede estadual receberão Jornal da Recuperação

Alunos da rede estadual de Patrocínio Paulista escrevem livros de memórias da cidade

Alunos de escolas públicas rurais receberão novos livros didáticos a partir de 2013

Alunos da rede pública vão à Bienal e ganham livros

Estado envia 215 mil livros para alunos de 1ª série de escolas da rede