Alvaro Dias afirma que ainda há tempo para o governo corrigir rumos
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou nesta sexta-feira (19), em Plenário, ainda haver tempo para o governo corrigir rumos e voltar a representar o que chamou de -PT da esperança-, com princípios que honrem a biografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o senador, o partido está desfigurado, perdeu brilho e autenticidade, não é sincero e engordou a máquina administrativa com derrotados nas eleições, que não estão fazendo um bom trabalho.
- O que mais espanta é o cinismo: fala uma coisa e faz outra. Lula afirma que não haverá majoração de carga tributária e todos os especialistas garantem que o montante de impostos aumentará dos atuais 36% do Produto Interno Bruto para 40%, sem contar as válvulas que a reforma abre para estados e municípios reajustarem as alíquotas de seus impostos - destacou.
Em relação ao Fundo Monetário Internacional, Alvaro Dias lamentou que o governo aceite suas imposições. Para ele, seria melhor seguir o exemplo da Argentina, que enfrentou o organismo, pagou para ver e ganhou bases melhores para um acordo.
Sobre as reformas previdenciária e tributária, o senador pelo Paraná afirmou que as duas somadas sequer valem por uma. A tributária, disse ele, é um embuste para a opinião pública porque, ao governo, somente interessa prorrogar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e a Desvinculação de Receitas da União (DRU). O Senado, ressaltou, não pode aceitar que somente esses dois itens sejam negociados.
Ele afirmou que os objetivos da reforma tributária devem ser a desoneração da produção, o crescimento econômico e a geração de empregos. Ao contrário, observou, o projeto em discussão inibe o crescimento e não traz justiça social.
- Quanto à promessa eleitoral de criar 10 milhões de empregos, o governo do PT terminará o ano de 2003 com o triste recorde de ter gerado mais um milhão de desempregados, através de seu modelo econômico atrelado ao FMI. Não há exemplo de país que tenha conseguido obter crescimento e geração de empregos com o receituário do Fundo - garantiu Alvaro Dias.
19/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias afirma que governo federal não tem projeto para o país
Alvaro Dias pede "novos rumos" para o Senado
Alvaro Dias afirma que as reformas têm a marca de Lula e de seu governo
Quintanilha afirma que ainda há tempo para preservação ambiental
Alvaro Dias: FHC "tem o direito e o dever de analisar os rumos do país"
Trabalhadores estão sendo 'terrivelmente explorados' pelo governo, afirma Alvaro Dias