Alvaro Dias critica direção do porto de Paranaguá



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou a direção do porto de Paranaguá (PR), que, segundo ele, conduziu o porto a uma estagnação que estaria prejudicando não só o município onde se localiza, mas também todo o estado do Paraná. Em razão dessa crise, as exportações de soja em Paranaguá teriam crescido, entre 2004 e 2005, apenas 1,4%, enquanto no porto de São Francisco do Sul (SC), o incremento no mesmo período teria sido de 117%.

O senador informou que a situação é tão grave que um projeto de decreto legislativo solicitando intervenção no porto foi aprovado pela Câmara dos Deputados, estando agora, tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Para ele, no entanto, dificilmente o governo interviria no porto.

De acordo com Alvaro Dias, a atual direção de Paranaguá, além de não manter diálogo com a comunidade local, não estaria fazendo os investimentos necessários no porto, mesmo nos projetos para os quais já disporia de recursos. Além disso, não haveria busca por mais dotações orçamentárias junto ao governo. Segundo o senador, enquanto o porto de Santos recebeu, em 2005, R$ 89 milhões em investimento, Paranaguá não recebeu nada. As conseqüências dessa situação seriam desemprego e prejuízos no comércio varejista local.



22/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias pede intervenção federal no Porto de Paranaguá

Osmar Dias destaca importância do Porto de Paranaguá e pede valorização do litoral paranaense

Álvaro Dias alerta para o drama dos portuários de Paranaguá

Alvaro Dias destaca lançamento de livro sobre Dalton Paranaguá

Alvaro Dias cobra definição quanto à direção das comissões técnicas

PF prende 30 pessoas por desvio de carga no Porto de Paranaguá