Alvaro Dias pede intervenção federal no Porto de Paranaguá



O estado caótico do Porto de Paranaguá, no Paraná, e os prejuízos sofridos pelos exportadores, e o país como um todo, levaram o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) a exigir nesta terça-feira (11) do governo federal a intervenção naquela unidade de embarque e desembarque marítimo. De acordo com o parlamentar, o governo paranaense não está agindo de forma a manter o porto em condições adequadas.

- O governador do Paraná [Roberto Requião] não parece interessado em resolver o problema, porque não quer demitir seu irmão do cargo de superintendente - observou Alvaro.

O senador relatou em seu discurso o resultado da visita de integrantes de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) criada na Assembléia Legislativa do estado para investigar as condições do porto: depois de visitar o primeiro contêiner, os parlamentares se retiraram indignados com a sujeira que encontraram.

Relatório da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), lido pelo parlamentar paranaense, aponta uma série de irregularidades no porto, cuja administração "apresenta conduta incompatível com os princípios que norteiam o comportamento dos administradores públicos, justificando plenamente a insatisfação geral manifestada pelos representantes de classe contatados, que utilizam os serviços".

Os peritos da Antaq detectaram dificuldades de acesso por falta de dragagem; sujeira nas áreas comuns, em razão da coleta ineficiente de lixo e outros dejetos; infestação por ratos nas áreas de armazenamento de grãos; engarrafamento de até 80 quilômetros nas vias de acesso ao porto, entre outras irregularidades. A Antaq constatou, por exemplo, que aumentaram as multas por atraso no embarque e desembarque nos últimos meses, levando a um prejuízo de R$ 1 bilhão para o país.



11/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias critica direção do porto de Paranaguá

Osmar Dias destaca importância do Porto de Paranaguá e pede valorização do litoral paranaense

Álvaro Dias alerta para o drama dos portuários de Paranaguá

Alvaro Dias destaca lançamento de livro sobre Dalton Paranaguá

Alvaro Dias pede que governistas assinem CPI para investigar envolvidos na Operação Porto Seguro

Mozarildo pede intervenção federal em Roraima