Alvaro Dias aponta incoerência do governo ao analisar caso Santoro



Postura incoerente evidenciada em comentários de integrantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva sobre a atuação do subprocurador geral da República José Roberto Santoro à frente do Ministério Público da União foi apontada e criticada pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR). Ao mesmo tempo em que condenou a condução do interrogatório feito por Santoro com o empresário do jogo do bicho Carlinhos Cachoeira, divulgado em reportagem da TV Globo, o Ministério da Justiça elogiou o funcionamento do Gabinete de Gestão Integrada (CCI) - organismo que une ações das polícias, do Ministérios Público e da Justiça - da Região Sudeste, sob o comando de Santoro.

Ao comentar esse interrogatório, no qual o subprocurador geral da República tenta obter cópia da fita em que o ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz pede dinheiro para campanhas eleitorais, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, teria associado o episódio a uma conspiração para derrubar o presidente Lula. O fato motivou, inclusive, a Comissão Executiva Nacional do PSDB a elaborar a nota "Em busca da verdade", onde considera ridícula a reação do ministro e aponta a intenção do governo de impedir a investigação das denúncias contra Waldomiro Diniz.

Em seguida, Alvaro Dias destacou nota da assessoria de imprensa do Ministério da Justiça, publicada pelo jornal O Globo, que rebate a acusação de paralisia no Sistema Nacional de Segurança Pública (Susp). Como exemplo de iniciativas bem sucedidas ligadas ao Susp, o texto cita o GGI da Região Sudeste, coordenado por Santoro, que teria realizado a prisão de traficantes por meio da integração da ação da Polícia Federal e das polícias do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

- O Santoro é acusado pelo Ministério da Justiça e pelo Planalto de instrumento da conspiração e, ao mesmo tempo, o Ministério da Justiça usa o trabalho ótimo dele no GGI da Região Sudeste como álibi pra se defender das acusações de inoperância feitas pela Globo! O Márcio Thomaz Bastos tem que se decidir: afinal, o Santoro é Dr. Jekyll ou Mr. Hyde?- indagou o senador tucano.

Depois de expor as incoerências do Ministério da Justiça ao analisar o trabalho de Santoro, Alvaro Dias voltou a defender a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar denúncias de corrupção e tráfico de influência associadas ao governo Lula.



01/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias aponta incoerência no governo do PT

Virgílio aponta incoerência no governo Lula

Covatti aponta nova incoerência do governo Olívio

Alvaro Dias aponta falta de transparência no governo

Pavan aponta incoerência entre discurso e prática do governo do PT

Teotônio aponta incoerência no primeiro semestre do atual governo