Alvaro Dias aponta queda na produção e no consumo de alimentos



A conseqüência de um governo que não avança é a queda na produção e no consumo, afirmou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) nesta terça-feira (16) ao divulgar dados da Associação Brasileira de Supermercados. De acordo com o senador, a atividade industrial caiu em oito das 12 áreas pesquisadas, no mês de julho, e o consumo da população com a cesta básica de alimentos sofreu redução de 7,9%.

Para o senador, que se disse desencantado como o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a esperança de solução desses problemas seria a reforma tributária, que a seu ver estaria se transformando num pesadelo. Segundo o senador, apesar de o governo afirmar o contrário, não há como contestar especialistas de que a reforma proposta vai aumentar a carga de tributos, que pode saltar de 36% para 40% do Produto Interno Bruto (PIB). Para Alvaro Dias, no texto da reforma tributária há uma série de brechas que permitiriam aumentos da carga tributária pelos governos estaduais.

Ao reafirmar que a proposta do governo não vai ajudar a economia, não pratica a justiça fiscal e não desonera a produção, o senador também lamentou que a reforma tributária esteja frustrando a todos, já que não atende nem ao trabalhador nem ao setor produtivo.



16/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias diz que preço de fertilizantes inviabiliza a produção de alimentos

CNI aponta que produção da indústria registra queda em setembro

Osmar Dias propõe uso de pastagens degradadas para produção de alimentos

Alvaro Dias lamenta queda de participação do agronegócio no PIB nacional

Alvaro Dias aponta insuficiência de investimentos do PAC

Alvaro Dias aponta incoerência no governo do PT