Alvaro Dias lamenta queda de participação do agronegócio no PIB nacional



Ao comentar pesquisas divulgadas pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lamentou, nesta quarta-feira (23), o recuo de 1,91% na participação do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Alvaro Dias criticou o governo federal por, em vez de garantir preços mínimos para a produção agrícola, se utilizar da crise no setor para ampliar a oferta de alimentos baratos e controlar a inflação. Ele alertou ainda para a possibilidade de desabastecimento de alimentos nos próximos anos devido aos baixos preços dos produtos agrícolas.

- O que nos ameaça é que esse abandono [da agricultura] pode significar, no futuro, falta de alimentos na mesa dos brasileiros - disse.

Em aparte, Sibá Machado (PT-AC) discordou de Alvaro Dias, lembrando que o governo federal não tem controle sobre os preços dos produtos agrícola, uma vez que, numa economia de mercado como a brasileira, as cotações dessas mercadorias são fixadas de acordo com variações da demanda mundial. Heráclito Fortes (PFL-PI), referindo-se a matéria publicada nesta quarta pelo jornal O Estado de S. Paulo sobre a crise no agronegócio brasileiro,manifestou seu apoio a Alvaro Dias.

Impeachment

No início de seu pronunciamento, Alvaro Dias comentou requerimento encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), por uma empresária paulista, apresentando denúncia por crime de responsabilidade contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e propondo a instauração de processo de impeachment por envolvimento no escândalo do "mensalão".



23/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro alerta para queda do PIB do agronegócio nacional

Alvaro Dias aponta queda na produção e no consumo de alimentos

Alvaro Dias lamenta fracasso de negociações na OMC

Alvaro Dias lamenta 'banalização da corrupção' no Brasil

Alvaro Dias lamenta desencanto do povo com política

Alvaro Dias lamenta a morte do ex-senador Mattos Leão