Alvaro Dias cobra investigação de irregularidades na Petrobras
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) classificou como "crônica de um declínio anunciado" o ciclo de resultados negativos da Petrobras, lembrando que há anos a oposição no Congresso tem alertado para irregularidades na estatal do petróleo. O parlamentar acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter determinado o "tratoramento" da CPI da Petrobras, em 2009.
- As irregularidades eram gravíssimas e não podiam ser sepultadas com honras fúnebres, como desejava o governo, sob pena de prevalecer o manto da impunidade que protegia os desmandos na administração do presidente Lula - disse o senador, em discurso nesta segunda-feira (4).
Alvaro Dias afirmou que a CPI da Petrobras não surgiu de "picuinha" da oposição, mas porque era impossível assistir com indiferença o fato de a empresa frequentar "com assiduidade as páginas policiais da imprensa" - como exemplos, citou problemas com construção de plataformas e superfaturamento na refinaria de Abreu e Lima. O senador ainda apontou a resistência da Petrobras ao fornecimento de dados ao Tribunal de Contas da União (TCU).
O parlamentar disse que os partidos de oposição se retiraram da CPI diante das manobras do governo para esvaziar as investigações, mas continuaram contribuindo, através de representações ao Ministério Público, para o esclarecimento sobre pontos controvertidos da administração da Petrobras. Alvaro Dias atribuiu o declínio da Petrobras, que perdeu R$ 179,3 bilhões em valor de mercado desde o fim de 2010, ao "modelo de promiscuidade" que compromete o futuro do país:
- É o modelo de promiscuidade que liga o Executivo ao Legislativo através de um balcão de negócios, que possibilita o aparelhamento do Estado com o loteamento dos cargos e a abertura das portas do erário à corrupção desenfreada - afirmou.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) interpretou o discurso "mais como alerta do que como crítica", considerando que o governo teria evitado alguns erros se tivesse ouvido antes as denúncias de Alvaro Dias.
04/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias: Polícia Federal confirma irregularidades na Petrobras
Alvaro Dias pede informações ao MP sobre denúncias de irregularidades na Petrobras
Alvaro Dias cobra instalação da CPI da Petrobras na próxima semana
Alvaro Dias cobra esclarecimentos sobre suposto esquema de corrupção na Petrobras
Gleisi Hoffmann cobra investigação de irregularidades em concessões de rodovias no PR
Rollemberg cobra investigação na Petrobras com 'profundidade e isenção'