Rollemberg cobra investigação na Petrobras com 'profundidade e isenção'



Em pronunciamento nesta quinta-feira (20), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) exigiu profundidade e isenção na investigação da compra, pela Petrobras, de uma refinaria obsoleta em Pasadena, nos Estados Unidos. O negócio resultou em grande prejuízo, e o senador disse esperar que a presidente da estatal, Graça Foster, explique ao Senado como foi calculado o valor da refinaria.

Rollemberg anunciou seu apoio à iniciativa de representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigação "despartidarizada" do negócio, que, a seu ver, também revela o fracasso da política energética do governo e põe em dúvida a capacidade gerencial da presidente da República, Dilma Rousseff, que em 2006 presidia o Conselho de Administração da Petrobras.

- Infelizmente, não é um fato isolado em relação à questão petrolífera, porque o que efetivamente está acontecendo é uma grande crise na política energética do país - afirmou.

O senador manifestou preocupação com a perda de valor de mercado da Petrobras. Ele apresentou observou que as ações da estatal caíram 34% em 12 meses e, em cinco anos, a Petrobras - que estava entre as dez maiores empresas do mundo - caiu para 121ª posição. Rollemberg questionou o papel de Dilma, então presidente do Conselho de Administração da Petrobras, na aprovação da compra da refinaria, e cobrou uma ampla discussão sobre a política energética.

Rollemberg declarou seu apreço pela Petrobras e pelo que ela representa como demonstração da "capacidade de realização do povo brasileiro".

- A melhor defesa que podemos fazer da Petrobras neste momento é colocando luzes sobre a Petrobras para que haja uma transparência total, para que os processos sejam conhecidos, para que a gente evite a partidarização e o aparelhamento de uma empresa como a Petrobras.

Em aparte, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) condenou a "degradação" da Petrobras e salientou que a investigação deve fornecer as respostas que a nação exige. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), por sua vez, sugeriu que o presidente do Senado, Renan Calheiros, convoque os parlamentares para um grande debate sobre a questão da refinaria e outros aspectos da crise na Petrobras.



20/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias cobra investigação de irregularidades na Petrobras

SÉRGIO MACHADO: CPI PORTOU-SE COM PROFUNDIDADE, ISENÇÃO E COMPETÊNCIA

CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg

Rollemberg pede esclarecimentos sobre investigação da Abin

Rollemberg: investigação da Abin sobre sindicatos é ameaça à democracia

Agripino e Heráclito confiam em isenção da PF na investigação do dossiê