Alvaro Dias cobra instalação da CPI da Petrobras na próxima semana



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse, nesta quarta-feira (24), que o Senado tem a obrigação de instalar a CPI da Petrobras na próxima semana, pois não há mais pretexto para adiar essa medida. Enquanto se adia esse momento, observou o senador, novos fatos surgem e novas denúncias são veiculadas pela imprensa.

Como exemplo, Alvaro Dias citou a iniciativa do procurador da República Mário Lúcio Avelar, que pediu à Justiça Federal de Cuiabá a quebra do sigilo telefônico do gerente-executivo de comunicação institucional da Petrobras, Wilson Santa Rosa. Ele também citou reportagem do jornal O Globo, sobre investigação da ligação de Santa Rosa com os "aloprados". Outra denúncia que o senador quer ver investigada pela CPI é o repasse de recursos para a agência de publicidade que fez a campanha eleitoral do PT e do atual governador da Bahia.

- Outra revelação, também na área de publicidade da Petrobras, é que uma sindicância interna revelou irregularidades que determinaram demissões. Esse relatório não chegou ao conhecimento público. Consta que uma funcionária, insuspeita e independente, coordenou essa sindicância surpreendendo seus superiores. Temos que requerer, através da CPI, o relatório dessa sindicância para as providências necessárias - acrescentou.

O senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) disse, em aparte, que novas denúncias contra a Petrobras estão surgindo a todo o momento e mostram a promiscuidade da empresa com ONGs para fins escusos. "Temos muita coisa para investigar", afirmou.

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse que nessa mesma área de publicidade da Petrobras recursos de cerca de R$ 1 bilhão estão sob a responsabilidade de apenas uma pessoa e "rios de dinheiro são jogados fora". Jereissati assinalou que 75% das festas patrocinadas pela empresa forma organizadas por prefeituras da Bahia.

- Nós é que estamos em defesa da Petrobras, que não está acima dos três Poderes da República. Há o risco de uma desmoralização política se não investigarmos - alertou.

Alvaro Dias também disse que o Brasil atingiu a estabilidade econômica graças aos esforços de diversos governos e não há como ignorar isso. No entanto, ele observou que, apesar das afirmativas otimistas dos senadores governistas, o governo Lula desperdiçou as maiores oportunidades para alavancar o crescimento econômico, quando o mundo estava num momento de grande desenvolvimento e de bonança.

- Seria injusto não reconhecer que o governo Lula tem o mérito de ter sustentado as metas básicas do plano de estabilização. Ou seja, não promoveu retrocesso em matéria de estabilizar a economia do país. Este mérito nós reconhecemos - afirmou.



24/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias pede pressa na instalação da CPI da Petrobras

Alvaro Dias critica falta de quórum para instalação dos trabalhos da CPI da Petrobras

Alvaro Dias anuncia que oposição pode recorrer ao STF para garantir instalação da CPI da Petrobras

Alvaro Dias cobra investigação de irregularidades na Petrobras

Alvaro Dias cobra esclarecimentos sobre suposto esquema de corrupção na Petrobras

Oposição cobra instalação de CPI da Petrobras