Alvaro Dias coloca sob suspeição reativação da Telebrás



Em discurso nesta segunda-feira (10), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que a decisão do governo federal de reativar a Telebrás para que a estatal seja a gestora do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) "deixou um rastro de suspeição e questionamentos". O governo, lembrou o senador, anunciou que investirá cerca de R$ 13 bilhões no PNBL até 2014, sendo que deste montante R$ 3,2 bilhões sairão do Tesouro Nacional para capitalizar a renascida Telebrás.

- Vale ressaltar que quase todo desembolso ficará projetado para o próximo governo, prática que se tornou usual, nesse último ano da gestão do presidente Lula - afirmou.

Alvaro Dias lembrou que o próprio Tesouro Nacional divulgou uma nota técnica recentemente condenando a reativação da Telebrás para gerir o plano. No documento, assinalou o senador, o Tesouro informa que a Telebrás é ré em mais de mil ações judiciais.

- A suspeita de que informações privilegiadas comprometeram a decisão de reativação da Telebrás foram confirmadas com a valorização de 35.000% das ações da estatal entre 2003 e fevereiro deste ano - afirmou Alvaro Dias, informando que encaminhou requerimento à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para que o Senado saiba quais decisões ou ações proporcionaram tamanha valorização.

Em apartes, os senadores Heráclito Fortes (DEM-PI) e Roberto Cavalcanti (PRB-PB) elogiaram o pronunciamento do colega e concordaram com a importância de o Senado acompanhar o assunto.

Maringá

Alvaro Dias registrou ainda os 63 anos de emancipação do município de Maringá (PR), comemorados nesta segunda-feira (10 de maio). O senador salientou que a cidade de Maringá é planejada urbanisticamente e "ecologicamente perfeita", com bosques que funcionam como "pulmões verdes".

O senador também destacou a redução da mortalidade infantil no município, o que o torna um exemplo para o país, e a preocupação com o crescimento sustentável.

- Denominada de Cidade Canção, é sem dúvida uma das mais belas cidades do Brasil - disse o senador.



10/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias solicita cópia da investigação da CVM sobre ações da Telebrás

CCT debate a banda larga no Brasil e reativação da Telebrás

Vídeo | Alvaro Dias diz que oposição não coloca obstáculos para votar Orçamento

Senadores, autoridades e especialistas discutem banda larga e reativação da Telebrás

Áudio | Plano Nacional de Banda Larga e reativação da Telebrás vão ser debatidos na CCT

Senadores questionam reativação da Telebrás: Franklin Martins diz que nada está decidido