Alvaro Dias critica intenção de sigilo em obras da Copa




Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (27), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que a MP 527/2011 deve ser "rechaçada" pelo Senado Federal. A MP trata, entre outros assuntos, da flexibilização de licitações para a Copa de 2014 e para a Olimpíada de 2016, mantendo o sigilo do orçamento das obras.

- O presidente Sarney deveria devolver essa medida provisória ao Palácio do Planalto - afirmou o senador.

Alvaro Dias disse que, se o sigilo for mantido, a oposição pode levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF). O senador lembrou que já há outras seis ações questionando a constitucionalidade de medidas provisórias e fez um apelo ao STF para que agilize o julgamento dessas ações.

- Até para que providências possam ser adotadas pelo Executivo, se essas medidas forem consideradas inconstitucionais - disse.

Alvaro Dias citou matérias da imprensa para dizer que o ministro do STF Marco Aurélio Mello classificou a tentativa de sigilo nas obras da Copa como inconstitucional. De acordo com o senador, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também já se manifestou dizendo que a medida é "um absurdo".

O senador também disse que o presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), Pedro Paulo Piovesan de Farias, afirmou que a intenção do sigilo é "um desrespeito à Constituição". O senador disse ter consultado um amigo que atuou como empreiteiro em obras públicas. De acordo com o senador, o ex-empreiteiro disse que este será "o paraíso" sonhado pelas construtoras.

- Diante de tantos argumentos fulminantes, fica difícil imaginar que o Senado possa subscrever uma medida provisória dessa natureza. Se continuar assim, não vamos sair da descrença popular - lamentou.



27/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias critica fala de secretário da Fifa, mas aponta atraso e falhas nas obras para a Copa de 2014

Alvaro Dias critica intenção do governo de emprestar US$ 10 bilhões ao FMI

Alvaro Dias critica intenção de governistas de investigar Petrobras na época de FHC

Alvaro Dias critica intenção do governo de criar novo imposto para a saúde

Alvaro Dias critica intenção do governo de criar novo tributo para a saúde

Alvaro Dias critica sigilo de gastos presidenciais