Alvaro Dias critica intenção de governistas de investigar Petrobras na época de FHC
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou em Plenário, nesta quinta-feira (28), a estratégia anunciada por senadores da base do governo de ampliar as apurações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras até o período da presidência de Fernando Henrique Cardoso.
Alvaro Dias considerou absurda a pretensão dos governistas - "na condição de acusados" - de investigar a Petrobras no período anterior a Lula.
- É lastimável que imaginem poder subestimar a inteligência das pessoas. Se naquele tempo existissem irregularidades elas deveriam ser investigadas, deveriam ser denunciadas. Se existiam, não denunciaram e não investigaram, não cumpriram o dever. E o presidente da República, se assumiu o governo diante de irregularidades e não tomou providências, cometeu crime de responsabilidade - observou ele.
Alvaro Dias rebateu a acusação de que a oposição pretende, com a CPI da Petrobras, desmoralizar a empresa para depois privatizá-la. De acordo com ele, o que a CPI poderá fazer é acabar com o "loteamento político" promovido pelo governo federal na empresa.
Prometendo realizar uma investigação paralela na administração da Petrobras, com o envio de representações ao Ministério Público Federal sobre fatos relevantes envolvendo a estatal, Alvaro Dias citou informações publicadas pela revista Época, sobre pagamentos irregulares feitos a usineiros; e pelo jornal O Estado de S. Paulo, denunciando a existência de aditivos dobrando o valor de contratos firmados pela Petrobras. Na avaliação do senador paranaense, essas acusações não podem deixar de ser analisadas pela CPI.28/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias pede que governistas assinem CPI para investigar envolvidos na Operação Porto Seguro
Alvaro Dias critica domínio da CPI dos Cartões Corporativos por governistas
Alvaro Dias critica intenção de sigilo em obras da Copa
Alvaro Dias critica intenção do governo de emprestar US$ 10 bilhões ao FMI
Alvaro Dias: PSDB vai discutir CPI para investigar a Petrobras
Alvaro Dias critica intenção do governo de criar novo imposto para a saúde