Alvaro Dias critica saúde pública do Paraná
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou a administração da saúde pública no Paraná. Suas queixas basearam-se em pesquisa de opinião pública realizada no estado, que apontou a saúde como o setor a liderar as reclamações dos paranaenses. Para ilustrar o cenário, o tucano revelou que faltam remédios e médicos, voltaram a aparecer casos de tuberculose e cresceu em 600% o número de mortes de gestantes.
- O investimento em recursos humanos e materiais é inexpressivo. Fica evidenciado ainda que não há uma política de integração da saúde com as áreas de trabalho, previdência, meio ambiente e educação - comentou.
Mais dois problemas detectados na saúde paranaense deixaram Alvaro Dias alarmado, conforme afirmou em discurso feito nesta terça-feira (30). O primeiro, a previsão da Federação dos Hospitais do Paraná de que metade dos hospitais de pequeno porte do estado deixará de funcionar nos próximos anos. O outro, já observado, a irregularidade no fornecimento de medicamentos para portadores de esclerose múltipla.
Alvaro Dias também aproveitou para fazer um apelo ao governo federal pela liberação de recursos para oito hospitais de ensino do Paraná. Em aparte, o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) afirmou que o estado de Santa Catarina está sendo discriminado na liberação de verbas de emendas orçamentárias de parlamentares oposicionistas. O protesto foi endossado pelo senador pelo Paraná.
30/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias rebate crítica à atuação de parlamentares do Paraná
ÁLVARO DIAS ANALISA DÍVIDA PÚBLICA DO PARANÁ
Alvaro Dias critica intenção do governo de criar novo imposto para a saúde
Alvaro Dias critica presidente da República por pedir fonte de recursos para a saúde
Alvaro Dias critica intenção do governo de criar novo tributo para a saúde
Alvaro Dias critica decisão do ministro da Saúde de retirar Multimistura da merenda escolar