Alvaro Dias culpa governo pelo crescimento da violência no país



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), em discurso nesta quinta-feira (1º), atribuiu o aumento da violência no país à incompetência administrativa do governo, que, segundo o parlamentar, não foi capaz de gerir os recursos do orçamento da União disponíveis para a segurança pública.

- O governo não vê, não cuida, não protege, não respeita, não se sensibiliza com a tragédia diária. Assiste passivamente ao acúmulo de vítimas e sequer gasta os recursos disponibilizados para segurança; acumula recursos para pagar juros e compromissos da dívida e fazer superávit primário - protestou o senador.

Alvaro Dias não poupou nem mesmo a Câmara dos Deputados à qual acusou de adotar "postura contemplativa e desrespeitar o Senado", por não ter colocado na pauta de votações o pacote antiviolência aprovado pelos senadoresem maio de 2006.

- Quero apelar para a sensibilidade do presidente Arlindo Chinaglia para que coloque na pauta todos os projetos aprovados no Senado que dizem respeito à segurança pública - pediu o senador.

Alvaro Dias concordou com manifestação do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), por ocasião do assassinato do menino João Hélio Fernandes, que protestou contra afirmações de autoridades de que não se deveria votar propostas "em momento de grande emoção". O menino de seis anos foi morto após assalto, no dia 7 de fevereiro, no Rio de Janeiro, ao ser arrastado pelo carro roubado pelos bandidos.

- Em que dia neste país não há emoção? Vivemos sob emoção contínua. Se formos esperar por um dia sem emoção, não se fará mais nada neste país - argumentou.

O senador admitiu que a votação de projetos de combate à violência no Congresso não é suficiente para resolver todos os problemas de segurança pública. No entanto, ressaltou, é obrigação dos parlamentares dar agilidade à aprovação das matérias relacionadas ao tema.

Alvaro Dias também registrou o assassinato do publicitário e ex-diretor comercial do jornal O Paraná, em Cascavel, André Heitor Costa e Filho. Mais um caso, observou o senador, que confirma a posição do seu estado como um dos mais violentos do país. O senador lamentou que Foz do Iguaçu, no Paraná, cidade turística, esteja se sobressaindo pelos índices de violência, com expectativa de se tornar, em 2008, a mais violenta do país.



01/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias responsabiliza governo federal pelo aumento da violência no país

Alvaro Dias não crê em crescimento econômico impulsionado pelo governo

Alvaro Dias culpa governo federal por crise na segurança pública

Alvaro Dias rebate governo sobre culpa no atraso da votação do orçamento

José Agripino culpa governo pelo sexto blecaute no país em menos de um ano

FIM DA CORRUPÇÃO NO FUTEBOL CONTRIBUIRÁ PARA CRESCIMENTO DO PAÍS, DIZ ÁLVARO DIAS