Alvaro Dias defende aposentados e pensionistas do Aerus
Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (5), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) manifestou solidariedade com os aposentados e pensionistas do Aerus, fundo de pensão dos funcionários da extinta companhia aérea Varig.
De acordo com Alvaro Dias, os mais de 10 mil aposentados e pensionistas do Aerus têm enfrentado um verdadeiro drama para receber os valores a que têm direito. O senador relatou que, no dia 13 de julho, houve uma decisão da 14ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal determinando o governo a indenizar os aposentados e pensionistas do Aerus.
Segundo Alvaro, apesar de o governo ter sinalizado, inicialmente, que não recorreria da decisão, não foi essa a atitude tomada. Assim, acrescentou o senador, o governo dá um péssimo exemplo ao país.
– Não se está pedindo benesse ou que o governo cometa alguma injustiça. O que se pede é que o governo cumpra uma decisão judicial – argumentou.
O parlamentar paranaense contou que as pensões e aposentadorias chegam a R$ 23 milhões mensais. De acordo com o senador, a média de idade dos beneficiários do Aerus é de 72 anos e, desde 2006, mais de 700 aposentados já faleceram, sem receber os benefícios a que tinham direito.
– O governo fere mortalmente esses idosos que se dedicaram a servir o país – declarou o senador.
Seguros
O senador também criticou a forma como o governo trata a criação da Agência Brasileira Gestora de Fundos e Garantias S.A. (ABGF). Ele registrou que fez várias emendas à Medida Provisória (MP) 564/2012, que criou a agência, mas todas foram rejeitadas.
Segundo Alvaro, a crítica se deve à possibilidade de a ABGF concorrer com as empresas privadas, ao oferecer seguros para órgãos públicos, com dispensa de licitação. Para o senador, a medida é, no mínimo, temerária, já que abre as portas para a corrupção.
– É um mercado estratégico, que cresce cerca de 20% ao ano. A criação dessa agência significa um retrocesso no setor – afirmou.
05/09/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias presta solidariedade a aposentados e pensionistas do Aerus
Alvaro Dias acusa governo de descaso em relação aos aposentados e pensionistas do Aerus
Alvaro Dias diz que aposentados e pensionistas do Aerus foram enganados pelo advogado-geral da União
Alvaro Dias defende reajuste de 16,7% para aposentados e pensionistas
Drama dos pensionistas do Aeros e Aerus é levado ao Plenário por Alvaro Dias
Alvaro Dias pede que Dilma receba aposentados do Aerus