Alvaro Dias defende concurso para ministro do TCU
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pediu ao Senado rapidez no exame e a aprovação de proposta de emenda à Constituição de sua autoria que institui concurso público de provas e títulos para o preenchimento dos cargos de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
O TCU é composto por nove ministros, sendo seis indicados pelo Congresso Nacional e três pela Presidência da República. Com a proposta (PEC 7/2014), o senador defende o fim das indicações políticas, por entender que a politização do tribunal "serve aos poderosos de plantão", mas prejudica os interesses do país.
Alvaro Dias alega ser necessário dar prioridade à formação técnica e profissional do TCU, órgão essencial à fiscalização do uso do dinheiro público.
- Não há outro método mais adequado para aferir competência e qualificação técnica do que o concurso público. O Tribunal de Contas tem que ser extremamente qualificado para cumprir sua missão, que é conter o processo de corrupção, que se alarga pelo país.
Alvaro Dias já apresentou proposta prevendo concurso para conselheiro dos tribunais de contas dos estados e dos municípios (PEC 25/2000). Ele acha justo que a mesma exigência seja feita aos ministros do TCU. Após aprovação pelo Senado, em 2001, a proposta seguiu para a Câmara dos Deputados.
09/04/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias propõe concurso público para conselheiros dos Tribunais de Contas
Alvaro Dias vai chamar ministro da Agricultura para esclarecer denúncias
Vídeo | Alvaro Dias cobra votação de projeto que estabelece concurso público para conselheiros de Tribunais de Contas
ÁLVARO DIAS DEFENDE VOTO PARA ESTRANGEIROS
Alvaro Dias defende prorrogação da CPI do Cachoeira por 180 dias
Alvaro Dias defende instalação de CPI para apurar Waldomiro