Alvaro Dias defende novo modelo para a saúde pública



Ao registrar a realização do 31º Congresso de Urologia, cuja abertura ocorreu neste final de semana em Salvador e com encerramento previsto para a próxima quinta-feira (1º), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) alertou para a necessidade de se debater um novo modelo para a saúde pública não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Ele comentou que a crise já atinge até o país que mais investe no setor, os Estados Unidos.

- Os Estados Unidos investem 22% a mais em saúde pública do que o segundo colocado, Luxemburgo. Investem 49% a mais que a Suíça, que está na terceira posição, e duas vezes e meia mais do que os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Se num país como os Estados Unidos, que investem tanto, a crise chegou a um nível tão dramático, imagine no Brasil, que em 2003, primeiro ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva, investiu, per capita, R$ 176 reais - comparou Alvaro Dias.

Na avaliação do senador pelo Paraná, o modelo atual tem que ser questionado. Ele defendeu uma profunda reestruturação do sistema, sob pena de ocorrer um estrangulamento completo do mesmo já em 2015. Alvaro Dias explicou que esta previsão não é "discurso irresponsável da oposição", mas baseada em estudos técnicos de especialistas que apontam um futuro dramático para o setor.

Para Alvaro Dias, o governo federal, "de forma esperta, para não dizer malandra", está tentando vincular a prorrogação da CPMF ao aumento dos repasses para a área da saúde, previsto na regulamentação da Emenda 29. Ele lembrou que a regulamentação da emenda é uma obrigação do governo e também do Congresso, e, por isso, não pode ser utilizada como estratégia para prorrogar a CPMF.



30/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias defende novo modelo para a saúde pública

Alvaro Dias quer novo modelo tributário para o país

ADEMIR DEFENDE UM NOVO MODELO DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA O PAÍS

Alvaro Dias defende a adoção de modelo tributário moderno

TUMA DEFENDE UM NOVO MODELO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Saúde defende novo modelo de regulação de serviços