Alvaro Dias defende a adoção de modelo tributário moderno
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) defendeu a adoção, no país, de "um modelo tributário moderno, capaz de promover crescimento econômico e distribuição de renda adequadamente". Em pronunciamento nesta terça-feira (26), o senador reivindicou a discussão exaustiva do novo modelo - cujo esboço deve ser apresentado em breve pelo governo - pelo Congresso Nacional, com a participação de governos estaduais, prefeituras, especialistas e representantes de entidades de todos os segmentos da economia.
- Não queremos um modelo para este governo, mas para todos os governos. Queremos esse modelo para o país - afirmou.
O parlamentar disse ser inadmissível que a proposta do governo sobrecarregue ainda mais "os setores produtivos já esmagados por uma carga exorbitante".
- Não há como falar em reforma para aumentar a carga tributária - sentenciou.
O representante do Paraná também leu trechos de artigo publicado pelo jornal inglês Financial Times nesta terça-feira (26). Entre outras coisas, o periódico afirma que o peso dos impostos no Brasil chega a 37% do Produto Interno Bruto (PIB), percentual tão alto quanto o de muitos países desenvolvidos, mas sem a contrapartida da oferta de serviços públicos de qualidade. Informa ainda que as grandes empresas no Brasil contratam batalhões de advogados para "guiá-los pelo labirinto dos regulamentos" e que os pobres pagam mais impostos que os ricos, graças a um modelo tributário regressivo.
O senador lamentou ainda que a corrupção, outro tema bastante debatido em Plenário nesta terça-feira (26), afaste investimentos produtivos do Brasil. Segundo salientou, "um terço da imensa dívida pública brasileira se deve, sobretudo, à corrupção". Em seguida, considerou a dívida interna como o maior problema brasileiro, consumindo US$ 517 bilhões entre 2003 e 2007, enquanto os investimentos governamentais ficaram em US$ 39 bilhões nesse período.
26/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias quer novo modelo tributário para o país
Alvaro Dias defende adoção de caminho próprio de crescimento pelo Brasil
Alvaro Dias defende novo modelo para a saúde pública
Alvaro Dias defende novo modelo para a saúde pública
Agência nuclear defende adoção do modelo de Angra 3 em usinas no Nordeste
Alvaro Dias diz que Brizola é modelo político