Alvaro Dias: Dilma Rousseff não exerce liderança que lhe cabe como presidente



Em discurso nesta quinta-feira (20), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que a presidente da República, Dilma Rousseff, não exerce a liderança que lhe cabe em virtude do cargo. Na avaliação do senador, o Poder Executivo se ausenta de debates e negociações importantes para o país.

- A presidente Dilma não tem aptidão para o exercício da liderança política, não exerce a liderança de presidente da República para administrar conflitos. Esteve ausente do debate da redistribuição dos royalties. Não comparece pessoalmente e escolhe mal quem a representa - comentou.

Ao comentar o livro Em Defesa da Política, de Marco Aurélio Nogueira, o senador afirmou que nem Executivo nem Legislativo têm contribuído para o resgate da confiança da população na classe política. No livro, comentou Alvaro Dias, o autor questiona como ficaria a sociedade sem os políticos e “quem faria o que eles fazem?”.

Para o senador, o Poder Executivo é condescendente e conivente com a corrupção, e a atual oposição no Congresso Nacional é a menor da história do país. Alvaro Dias afirmou que o Executivo estimula o fisiologismo, o oportunismo e a desonestidade nas relações com a base aliada.

- O governo, ao reduzir o espaço da oposição, reduz o espaço da crítica, da denúncia e da fiscalização. E pode errar mais confortavelmente, pode abrir as portas da corrupção, porque para bancar, para sustentar, para alimentar a enorme base de apoio, é obrigado a abrir os cofres públicos, e o que se vê é a repetição dos escândalos de corrupção - disse.

Alvaro Dias também criticou o fato de o Congresso Nacional ter acumulado mais de três mil vetos presidenciais na fila de votação. Esse dado demonstra, segundo ele, que o Parlamento também está se ausentando de seus deveres.

- Ou a presidente Dilma assume a sua responsabilidade e impõe-se como líder, comanda o processo, articula a busca de consenso, administra conflito de interesses entre unidades federativas, ou a crise se aprofundará no próximo ano – disse o senador, referindo-se principalmente às questões do pacto federativo.



20/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias rejeita convite da presidente Dilma Rousseff para conversa entre governo e oposição

Alvaro Dias critica primeiro ano do governo de Dilma Rousseff

Alvaro Dias condena processo disciplinar que isentou Dilma Rousseff

Alvaro Dias considera "batalha campal" chamar Dilma Rousseff ao Senado

Alvaro Dias acusa Dilma Rousseff de fazer uso eleitoreiro de cadeia nacional de rádio e TV

Alvaro Dias diz estranhar 'silêncio sepulcral' de Dilma Rousseff quanto a denúncias contra Palocci