Alvaro Dias diz que união do Paraná levou ao fim das multas do Tesouro Nacional
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou em discurso que o fim das multas que o Tesouro Nacional vinha aplicando ao governo do Paraná, aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (28), só foi possível porque os políticos do estado, independente de partido, se uniram ao governador Orlando Pessuti para lutar por uma solução. Ele destacou o trabalho do senador Osmar Dias (PDT-PR), autor da resolução aprovada (PRS 24/08), que "há três anos vinha lutando contra essa injustiça com o Paraná".
Alvaro Dias disse que a multa mensal de R$ 5 milhões vinha sendo aplicada porque o governo do Paraná enfrenta uma ação judicial ligada ao processo que levou à privatização do Banco do Estado do Paraná (Banestado), comprado pelo banco Itaú. Apesar de se tratar de uma disputa judicial entre um banco privado e o governo do estado, a Secretaria do Tesouro Nacional, cumprindo determinações da resolução que aprovou a solução das dívidas do Banestado antes da privatização, considerou o governo do Paraná inadimplente e, por isso, cobrava as multas e impedia o estado de tomar empréstimos para investimentos.
- Por que o Banestado, o segundo maior banco estadual, foi levado à situação de falência, que exigiu sua privatização? Até hoje não consigo uma resposta. O que me deixa indignado é que os responsáveis por isso não foram punidos. O banco quebrou e o governo do Paraná teve de assumir suas dívidas, que são pagas agora com dinheiro dos impostos da população - lamentou.
O senador lembrou que uma CPI do Senado constatou que o Banestado se envolveu na remessa ilegal de aproximadamente US$ 40 bilhões para o exterior. Depois disso, sua situação só piorou, até que o Banco Central, para evitar sua liquidação, exigiu que o governo do Paraná assumisse as dívidas da instituição.
29/04/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias: Serra prega união nacional
Alvaro Dias: estratégia para eleger Dilma levou a queda no crescimento econômico
Alvaro Dias presta homenagem ao Paraná
ÁLVARO DIAS VÊ ECONOMIA DO PARANÁ EM CRISE
Alvaro Dias comenta derrota do governador do Paraná no STF
Alvaro Dias registra ameaças a repórter no Paraná