Alvaro Dias diz que votar contra a CPMF recuperará credibilidade do Senado
Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), votar contra a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) é uma declaração de independência do Senado em relação ao Poder Executivo. A afirmação, feita nesta quarta-feira (5) em Plenário, é uma resposta à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu aos governadores para convencer os "seus" senadores a votar a favor da prorrogação da contribuição e se declarou uma "metamorfose ambulante", para justificar a atual defesa da CPMF. No passado o PT foi contrário.
- A extinção da CPMF seria um fato novo capaz de iniciar um tempo de recuperação da credibilidade, uma declaração de independência do Senado em relação ao Executivo e uma resposta às aspirações da sociedade sobre a política tributária brasileira - afirmou o senador.
O fim da CPMF, explicou Alvaro Dias, exigirá do governo federal a adoção de mecanismos eficazes de controle de gastos públicos para evitar desperdício e o levará a discutir com a sociedade, com os governadores e prefeitos um novo modelo tributário para o país.
- A médio e longo prazo, significará um incremento da receita pública. Os quarenta bilhões de reais que deixarão de ser confiscados estimularão o crescimento econômico - disse.
O parlamentar ressaltou ainda que os governadores dependem de uma boa relação administrativa com o poder central, com manutenção de canais de comunicação abertos, e que não há como exigir deles que se oponham ao governo federal, situação que não ocorre com o Senado, e reforçou que nenhum governador exigiu que os senadores contrariassem suas posições individuais.
05/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias anuncia que PSDB vai ao Supremo contra nova CPMF, se ela passar no Senado
Alvaro Dias: morte de Jefferson representa enorme perda em meio à crise de credibilidade do Senado
Alvaro Dias quer PSDB contra a prorrogação da CPMF
Alvaro Dias propõe choque de credibilidade
ÁLVARO DIAS DESTACA CREDIBILIDADE DA "GAZETA MERCANTIL"
Alvaro Dias: PSDB vota contra CPMF para exigir do governo uma administração responsável