Alvaro Dias elogiou subsídio para casa própria
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) elogiou nesta segunda-feira (27) o anúncio do governo de que vai subsidiar a casa própria para trabalhadores de baixa renda. Ele observou, no entanto, que isso não significa que a oposição deve se render à cooptação que o governo Luiz Inácio Lula da Silva está promovendo por meio do "adesismo fácil e do fisiologismo".
- Fico feliz quando posso aplaudir o governo. Uma coisa rara, pela ausência de momentos inteligentes desse governo. Até então, o governo Lula não havia tomado qualquer iniciativa nesse setor. Com isso, o déficit habitacional cresceu. Só no meu estado, são 260 mil famílias que sonham com a casa própria. Ficaria mais feliz se tivesse outras oportunidades para aplaudir - afirmou.
O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) disse, em aparte, que por meio da construção civil será possível gerar empregos e pediu que o governo financie apenas a construção de imóveis novos e pare de financiar imóveis usados. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) lembrou que já existem resultados positivos na área da construção civil devido a medidas anteriores, como a desoneração tributária dos materiais de construção e a ampliação dos financiamentos a todas as faixas de renda.
Oposição
Alvaro Dias ainda rejeitou a tese da necessidade da governabilidade, defendida pelo presidente Lula nas negociações com os partidos. Ele também condenou declaração recente de Lula, pedindo que só lhe façam oposição em 2010.
- Isso é uma tentativa de neutralizar forças políticas de oposição para que tenhamos um país de um livro só, o país da unanimidade, ignorando que toda unanimidade é burra. Não é essa governabilidade que se deseja, com inexistência da crítica, a governabilidade do amém - concluiu.27/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias defende dedução das prestações da casa própria do IR
Feirão Caixa da Casa Própria em Curitiba movimenta R$ 885 mi nos dois primeiros dias
Alvaro Dias pede convocação da ministra da Casa Civil para esclarecer denúncias de corrupção
Alvaro Dias pede fiscalização para residências do Minha Casa, Minha Vida
Aprovada convocação do secretário da Casa Civil e de assessor de Alvaro Dias
Crédito para casa própria cresce 50%