Alvaro Dias espera que STF reconheça direito dos partidos sobre mandatos



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) espera que o Supremo Tribunal Federal (STF), ao julgar ação sobre fidelidade partidária, reconheça que o mandato parlamentar pertence ao partido, e não ao candidato. Na sua opinião, a vigência de um modelo político retrógrado, condenado pela opinião pública nas urnas por meio da abstenção ou do voto nulo, desgasta tanto as instituições políticas quanto os escândalos de corrupção.

- Pesquisa recente aponta que só 11% dos brasileiros confiam nos políticos. Não há desesperança tão generalizada quanto a desesperança em relação às instituições públicas - disse o senador, em discurso nesta quarta-feira (3).

Alvaro Dias lembrou que 193 parlamentares trocaram de partido no atual período legislativo. Ele credita a "compromissos de campanha" muitos dos episódios de corrupção registrados na administração pública. Embora o Senado já tenha aprovado projeto estabelecendo o financiamento público de campanha, o parlamentar lamenta que a Câmara dos Deputados ainda não tenha apreciado a matéria e que, assim, o poder econômico continue a prevalecer nas disputas eleitorais.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) clamou por medidas para evitar que se instale uma "cleptocracia" no país, com as decisões sendo tomadas por pessoas acostumadas a roubar.



03/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias quer decisão do STF reconhecendo direito de partidos sobre mandatos

Álvaro Dias quer que partidos limpem as cidades após as eleições

Alvaro Dias: maioria dos repasses à Delta veio de partidos governistas

Rollemberg espera decisão do STF sobre novos partidos em três semanas

Álvaro Dias espera que a Justiça puna culpados por crimes no futebol

Alvaro Dias apresenta projeto que estimula a realização de eleições primárias pelos partidos