Alvaro Dias pede audiência pública sobre interferência político-partidária em empresas privadas e estatais




No início da sessão deliberativa desta terça-feira (3), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) comunicou a apresentação de requerimento pedindo que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) promova audiência pública para discutir a "interferência político-partidária na gestão de empresas privadas e em estatais".

Para o debate, Alvaro Dias sugere que sejam convidados o ex-presidente do Banco Central e atual presidente do Conselho de Administração da BM&F; Bovespa, Armínio Fraga Neto, a presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana, o presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Gilberto Mifano, e o especialista em mercados de capitais Carlos Antonio Rocca.

De acordo com o senador, a Petrobras sofre interferências político-partidárias por parte de integrantes do governo federal. Alvaro Dias também acusa o governo de interferir indevidamente na recente mudança na presidência da companhia Vale.

Na opinião do parlamentar, esse tipo de situação ameaça a economia brasileira em setores como o mercado acionário e a governança corporativa, resultando em "perda de eficiência e precariedade", o que prejudica os interesses da sociedade, segundo Alvaro Dias. 



03/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias quer informações sobre patrocínios de estatais

Alvaro Dias pede esclarecimentos sobre uso indevido de recursos na amortização da dívida pública

CAE realiza audiência pública sobre parcerias público-privadas

ÁLVARO DIAS AFIRMA QUE ÁGIO NA VENDA DE ESTATAIS É "UMA FARSA"

CCJ VOTA MATÉRIAS SOBRE REFORMA POLÍTICO-PARTIDÁRIA

CCJ VOTA MATÉRIAS SOBRE REFORMA POLÍTICO-PARTIDÁRIA