Alvaro Dias pede esclarecimentos sobre uso indevido de recursos na amortização da dívida pública




O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou questão de ordem a respeito do Acórdão 2926/10 enviado pelo Tribunal de Contas da União ao Senado. O documento é resultado de auditoria realizada pelo TCU nas Secretarias de Tesouro Nacional e de Orçamento Federal. A apuração verificou o uso indevido de recursos para amortização da dívida pública federal interna. O senador indagou sobre as providências tomadas pela Casa a respeito do assunto. O presidente José Sarney determinou à Secretaria Geral da Mesa que reúna as informações solicitadas para poder atender ao pedido do líder do PSDB.

Na fundamentação de sua questão de ordem, Alvaro Dias explicou que o TCU concluiu que na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva decreto presidencial destinou R$ 20,9 bilhões do fundo instituído pelo artigo 20, parágrafo 1º da Constituição, para o pagamento da dívida. Os recursos desse fundo se referem à compensação financeira sobre exploração de petróleo e derivados, recursos hídricos e demais recursos minerais. Segundo o senador, esse montante utilizado na amortização da dívida deveria ter sido destinado aos estados e municípios.

- O acórdão foi encaminhado ao presidente do Congresso Nacional para adoção das medidas que julgar pertinentes, ao ministro chefe da Casa Civil e aos ministros de Estado da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão, mas não há notícia de eventual providência adotada - declarou Alvaro Dias.



16/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias pede esclarecimentos sobre cumprimento de acórdão do TCU por parte do Prouni

ADEMIR QUER FIM DO FUNDO DE AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA

Senado propicia amortização da dívida pública federal

Alvaro Dias quer que governo admita a realidade sobre a dívida pública e critica gigantismo da máquina

ÁLVARO DIAS ANALISA DÍVIDA PÚBLICA DO PARANÁ

Alvaro Dias cobra esclarecimentos sobre repasses federais à UNE