Alvaro Dias pede na OEA garantias para senador oposicionista da Bolívia



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) protocolou nesta terça-feira (21) petição na Comissão Interamericana de Direitos Humanos para que a Organização dos Estados Americanos (OEA) ofereça garantias para que o senador oposicionista da Bolívia, Roger Pinto Molina, possa deixar aquele país. Desde 28 de maio de 2012, Roger Pinto está asilado na Embaixada do Brasil em La Paz, segundo Alvaro Dias, por perseguição política.

– Existe um brutal desrespeito aos direitos humanos de um senador oposicionista. Na embaixada brasileira, o senador somente pode receber visita de parentes próximos, do advogado e eventuais profissionais de saúde, sem sequer poder receber visitas de amigos, de correligionários e de jornalistas – afirmou o senador.

Roger Pinto liderou a oposição contra o governo de Evo Morales e também fez denúncias contra funcionários do governo e do Judiciário. Para Alvaro Dias, políticos de oposição não são tratados com independência e imparcialidade no sistema judicial boliviano.

O senador paranaense responsabilizou o presidente Morales, o vice Alvaro Garcia Linera, a ministra Nardi Iturri e o juiz Ponciano Ruiz. De acordo com o senador, grande parte dos processos é pelo crime de desacato, em razão das denuncias feitas por Molina.

– Muitos processos de caráter penal ou administrativo foram erigidos contra o senador, que, independentemente de ter ele culpa ou não, são reveladores da extrema parcialidade e falta de independência do judiciário. Muitos desses processos são pelo crime de desacato em razão de suas denúncias. Portanto, há afronta à liberdade de opinião – afirmou.

Alvaro Dias também voltou a mencionar rumores de que a prisão de 12 torcedores do Corinthians na Bolívia, desde fevereiro, seria uma retaliação ao asilo concedido ao diplomata pelo governo brasileiro.

- Uma prisão absolutamente arbitrária, violenta, desumana, insana, portanto um sequestro, que não pode ser admitido nas relações diplomáticas entre dois países irmãos.



21/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias pede garantias para bom funcionamento da CPI do Banestado

Senador Alvaro Dias pede ação prática da Comissão Representativa

Alvaro Dias alerta para disputa entre Brasil e Bolívia no caso Petrobras

Pó suspeito é enviado por carta para o gabinete do senador Álvaro Dias

Alvaro Dias defende salvo-conduto para senador boliviano

Alvaro Dias acusa Lula de omissão na crise com a Bolívia