Alvaro Dias acusa Lula de omissão na crise com a Bolívia



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "total omissão" no episódio que acabou na nacionalização das jazidas de gás e instalações da Petrobrás na Bolívia.

- A surpresa não foi a decisão de Evo Morales, porque ele prometia isso desde a campanha eleitoral. A surpresa foi a omissão do presidente Lula, que deveria, a tempo, ter tomado providências para defender os interesses brasileiros. Agora, é preciso uma ação enérgica por parte das autoridades brasileiras - afirmou.

Alvaro Dias concordou com sugestão do senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) para que a Comissão de Relações Externas (CRE) não vote a indicação do novo embaixador brasileiro na Bolívia, em protesto pela decisão de Evo Morales. Em apartes, apoiaram a idéia os senadores Jefferson Peres (PDT-AM) e Arthur Virgílio (PSDB-AM). O presidente da CRE, senador Roberto Saturnino (PT-RJ), observou que nesta semana realmente não será possível votar a indicação.

Arthur Virgílio sugeriu que o governo brasileiro chame de volta o atual embaixador na Bolívia, Antonino Gonçalves, como sempre fez o Itamaraty toda vez que interesses brasileiros foram contrariados em outros países.

Ao encerrar seu discurso, Alvaro Dias afirmou que "só um projeto geopolítico do presidente Lula justifica a omissão" brasileira na Bolívia.

02/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias critica números divulgados por Lula e acusa governo de 'mistificação de dados'

Alvaro Dias acusa Lula de usar pronunciamento de governo para fazer campanha eleitoral

Jarbas Vasconcelos acusa Brasil e Mercosul de omissão na crise da Venezuela

Alvaro Dias contesta Lula e mostra a crise em números

Alvaro Dias diz que Lula debochou da crise, mas está sendo obrigado a repetir o Proer

CRE debate crise com a Bolívia com assessor de política externa de Lula