Alvaro Dias alerta para disputa entre Brasil e Bolívia no caso Petrobras



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) se disse preocupado com contencioso instalado entre Brasil e Bolívia, impasse que ameaçaria o futuro dos investimentos da Petrobras naquele país. O parlamentar cobrou uma posição oficial do governo brasileiro sobre o assunto depois que o presidente da Bolívia, Evo Morales, expôs, de modo considerado irresponsável por Alvaro Dias, "conceitos tresloucados" sobre a atuação da Petrobras, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

A ambigüidade demonstrada até então pelo governo boliviano caiu por terra, segundo Alvaro Dias, quando Morales acusou a Petrobras, que tem investimentos milionários no país, "de roubo e saque" ao seu povo. O presidente da Bolívia teria afirmado ainda que, na sua opinião, contratos internacionais não asseguram direito adquirido a empresas de petróleo ou de prestação de serviço no setor.

- A idéia de se transformar a Petrobras em prestadora de serviços é inaceitável. A Bolívia caminha para o isolamento econômico e político - avalia.

O tucano adverte que essa postura de confronto e ameaça não é nova, dizendo-se perplexo com a alegada postura de omissão do governo Luiz Inácio Lula da Silva frente ao episódio.



27/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


FLAVIANO MELO ALERTA PARA ATRITOS ENTRE BOLÍVIA E BRASIL

Para Alvaro Dias, disputa no Banco do Brasil é exemplo de 'modelo promíscuo' do PT

Alvaro Dias pede comprometimento do Brasil para superar impasse no caso Battisti

Disputa por preço do algodão pode levar a crise comercial entre Brasil e Estados Unidos, alerta Valter Pereira

Tião Viana alerta para tensão na fronteira entre Acre e Bolívia

Alvaro Dias pede na OEA garantias para senador oposicionista da Bolívia