Alvaro Dias: PSDB negocia troca da presidência da Comissão de Infraestrutura



O líder do PSDB no Senado, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), disse nesta terça-feira (1º), antes da cerimônia de posse dos senadores eleitos em outubro de 2010, que o seu partido negocia abrir mão da presidência da Comissão de Infraestrutura (CI) para presidir outras duas comissões, além de comandar a Ouvidoria, que deve ser criada pelo Senado Federal neste ano.

- Nós estamos negociando politicamente a possibilidade de cedermos a CI e recebermos em troca duas boas comissões mais a Ouvidoria, que deve ser criada no Senado Federal. Nós não temos Ouvidoria, estamos propondo a criação desta e, nesses termos, o PSDB pode aceitar transferir a CI, que seria, pela ordem de importância a comissão do PSDB, e substituí-la pela Comissão de Educação e, quem sabe, pela Comissão de Meio Ambiente - disse.

De acordo com a tradição do Senado, o partido que tem a maior bancada (no caso, o PMDB), é o primeiro a escolher uma comissão para presidir. O PMDB já manifestou o interesse de comandar a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O segundo maior partido, o PT, pretende presidir a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O terceiro maior partido é o PSDB.

De acordo com Alvaro Dias, a criação de uma Ouvidoria conferirá maior transparência às ações do Senado.

-Vem na esteira do desejo daqueles que querem a recuperação do conceito do Senado Federal - assinalou.

Segundo Alvaro Dias, o critério de divisão dos cargos da Mesa e das comissões pela proporcionalidade partidária - que concederá ao PSDB a 1ª secretaria - não é o ideal, mas é a alternativa adequada para o momento.

- É óbvio que esse modelo não nos agrada. Um modelo que possibilita o continuísmo, que é confortável, que mantém o status quo. Não contribui para que mudanças efetivas ocorram. Nós somos minoria. Não podemos estabelecer o confronto. Somos apenas 10 senadores. A alternativa adequada é a de respeito à proporcionalidade para que possamos ocupar espaços e agir durante o período legislativo - afirmou.

Álvaro Dias informou também que o senador Cícero Lucena (PSDB-PB), indicado pelo partido para ocupar a 1ª secretaria da Mesa do Senado, encaminhará projeto para a modernização administrativa da Casa.

- O primeiro secretário indicado pelo PSDB vai apresentar imediatamente este projeto de modernização ao Plenário, propondo, dentre outras coisas, a criação da Ouvidoria e a indicação de nomes para o Conselho de Ética - informou Alvaro Dias.



01/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias diz que PSDB pleiteará a Comissão de Infraestrutura

Alvaro Dias: PSDB terá a 1ª Secretaria e quer a Comissão de Infraestrutura

Alvaro Dias: oposição deve apresentar candidatura à presidência da comissão

Audiotape | Álvaro Dias negocia mudanças no projeto

PSDB reivindica formalmente a Comissão de Infraestrutura

Alvaro Dias comemora os 24 anos do PSDB