Alvaro Dias: oposição deve apresentar candidatura à presidência da comissão



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) é favorável a uma candidatura oposicionista à presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, ainda que a derrota seja certa, uma vez que o governo tem oito das 11 vagas da comissão. Para Dias, seria uma forma de esclarecer o país.

- Sabemos que o governo tem uma maioria acachapante, mas sou favorável a uma anticandidatura - afirmou Dias à imprensa nesta quarta-feira (27).

A oposição tenta acordo com o governo para conseguir a presidência da comissão. Na véspera, o líder do PMDB, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que "criar a CPI é um direito constitucional da minoria, mas decidir quem vai ser o presidente é um direito da maioria". O líder do DEM, José Agripino (DEM-RN), anunciou que a oposição obstruirá as votações como forma de pressão para tentar conseguir a presidência da comissão.

Mesmo que a presidência fique com o governo, o senador Alvaro Dias afirmou que todas as denúncias que chegarem à CPI serão examinadas, sempre com a proposta de defender a Petrobras.

- Queremos trabalhar com seriedade para produzir resultados que satisfaçam a sociedade - disse.

O senador tucano contou ainda que o PSDB decidiu encaminhar ao Ministério Público as denúncias investigadas pela CPI que apresentarem fortes indícios de irregularidades, independentemente das conclusões a que chegar o relatório final da comissão. Dias acredita que, assim, mesmo em minoria, a oposição conseguirá gerar consequências jurídicas para as investigações.

- Assim manteremos a CPI viva. Se não fizermos, isso ela morre - disse.

Entre as denúncias que deverão ser investigadas, afirmou Alvaro Dias, está a venda de 100% da Petroquímica Triunfo por R$ 250 milhões em ações em detrimento de proposta de R$ 350 milhões, em dinheiro, por 80% da companhia.



27/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Requião vai apresentar ao PMDB sua candidatura à Presidência da República

Comissão deve apresentar em 45 dias estudo sobre spreads bancários, diz Dornelles

Alvaro Dias: PSDB negocia troca da presidência da Comissão de Infraestrutura

Paulo Hartung defende candidatura do Bloco Oposição à Presidência do Senado

Alvaro Dias: Dilma deve escolher entre atender ou extinguir Comissão de Ética

Alvaro Dias diz que irá apresentar emendas para tentar melhorar o PAC