Alvaro Dias quer informações sobre compra da Aracruz pela Votorantim



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) anunciou em Plenário, nesta segunda-feira (16), a apresentação de requerimento de informações sobre a aquisição do controle acionário da Aracruz Celulose pela empresa Votorantim Celulose e Papel, do grupo Votorantim. No requerimento, endereçado ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, Alvaro Dias afirma que a negociação - que teve financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - trouxe prejuízo aos acionistas minoritários, "com o pagamento de valores abaixo dos de mercado aos detentores de ações preferenciais e a supervalorização das ações ordinárias, que garantiriam o controle da Aracruz".

O parlamentar quer saber "qual a base legal para a oferta de compra aos acionistas detentores de ações preferenciais da Aracruz, pelos novos controladores, em valores abaixo do de mercado, a partir de uma relação de troca de ativos arbitrada unilateralmente". O senador também indaga se a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) realiza algum trabalho de investigação sobre possíveis irregularidades na operação e quais as sanções cabíveis, além de inquirir quais os recursos legais que os investidores lesados podem lançar mão.

No mesmo pronunciamento, Alvaro Dias anunciou a apresentação de voto de aplauso pelos 91 anos de independência da Lituânia - há uma grande colônia de descendentes de lituanos em seu estado - e pela realização do 4º Fórum Regional da Federação das Indústrias do Paraná e do Show Rural, eventos ocorridos em Cascavel (PR).



16/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias quer informações sobre patrocínios de estatais

ÁLVARO DIAS QUER INFORMAÇÕES SOBRE SUPRIMENTO DE BENS EM TELECOMUNICAÇÕES

Alvaro Dias quer informações sobre gastos da filha do presidente Lula

Alvaro Dias quer informações sobre viagem da presidente e comitiva a Roma

Alvaro Dias quer informações sobre empréstimos secretos do Brasil a países estrangeiros

Alvaro Dias quer informações sobre retenção de recursos de impostos pelos bancos