Alvaro Dias quer isentar circos de impostos sobre serviços



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou projeto de lei (PLS 120/06) para excluir os espetáculos circenses da incidência do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). A proposta retira da lista de serviços anexa à Lei Complementar 116/03, que rege a cobrança do imposto, o subitem que determina a cobrança do ISS relativo às atividades dos circos.

Para o senador, o circo está seriamente ameaçado desde 31 de julho de 2003, quando o imposto começou a ser cobrado sobre essa atividade. Alvaro Dias argumentou que, como se não bastasse a pesada carga tributária nacional, a cobrança tornou ainda mais grave a situação circense, que "vem lutando para continuar suas atividades e propiciar entretenimento e cultura acessíveis à população brasileira".

O senador citou em seu projeto lei anterior que regia a cobrança do imposto, o Decreto-Lei 406/68, o qual não autorizava a incidência desse imposto sobre os circos.

- É importante frisar que a receita dos municípios proveniente da cobrança do ISS sobre os espetáculos circenses é mínima. Para os circos, contudo, o imposto representa um fator extremamente oneroso, que contribuirá certamente para a sua progressiva extinção - justificou.

A proposição está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e será relatada pelo senador Ramez Tebet (PMDB-MS).



29/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias pretende isentar de IR serviços prestados ao SUS

Alvaro Dias quer informações sobre retenção de recursos de impostos pelos bancos

Alvaro Dias diz que seis impostos federais foram aumentados

Alvaro Dias rebate Lula e diz que seis impostos federais foram aumentados

Alvaro Dias quer informações sobre patrocínios de estatais

Alvaro Dias quer debate sobre crise no setor energético