Alvaro Dias quer que CPI investigue braço financeiro do esquema Cachoeira



O senador Alvaro Dias defendeu em Plenário, nesta terça-feira (21), a ampliação das investigações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) do Cachoeira.

Alvaro Dias lembrou que as apurações realizadas até o momento se restringiram apenas ao esquema de contravenção da quadrilha de Carlinhos Cachoeira, não tendo sido investigada pelo Ministério Público a parte mais importante da atividade da organização criminosa relativa ao desvio de recursos públicos.

— A conclusão a que chego já, mesmo antes do encerramento desta CPI, é que o esquema da contravenção — jogo do bicho, bingos, caça-níqueis e site com jogos, no Brasil e no exterior — é menor. Maior é o esquema de desvio do dinheiro público, através da empresa Delta, a grande operadora — disse.

Para Alvaro Dias, a existência já comprovada de repasses vultosos de verbas públicas, de mais de R$ 413 milhões, para a empresa Delta e desta para as contas bancárias de mais de 18 empresas “laranjas”, é um fato importante que precisa ser conhecido com profundidade. Isso, assinalou o senador, ocultar a transferência de dinheiro ilegal a outros integrantes da quadrilha ainda desconhecidos.

Alvaro Dias ressaltou que no caso das novas investigações revelarem outros crimes praticados por Carlinhos Cachoeira, a acumulação de penas poderá aumentar o seu tempo de prisão a ponto de torná-lo mais disposto a dar mais informações sobre o esquema criminoso que comandava.

O senador alertou ainda para a importância de se oferecer mais proteção a Carlinhos Cachoeira para que ele não seja alvo de outros membros da organização criminosa ainda não descobertos pelas investigações.

Em seu pronunciamento, ele informou que apresentou requerimentos à CPI solicitando a quebra do sigilo fiscal e bancário de mais de 12 das empresas “laranjas” que receberam transferências da Delta.



21/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para procuradores, falta investigar braço financeiro do esquema de Cachoeira

Procuradores reconhecem limitação na investigação de braço financeiro da ‘máfia’ de Cachoeira

Alvaro Dias quer que a Polícia Federal investigue denúncias de tráfico de influência

Alvaro Dias: PSDB quer que MP investigue denúncias contra Orlando Silva e Agnelo Queiroz

Alvaro Dias quer comando compartilhado da CPMI do Caso Cachoeira

Simon quer que Conselho de Ética investigue comportamento de integrantes da CPI do Cachoeira