Alvaro Dias quer que empresários esclareçam denúncia contra senadores




O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) anunciou em Plenário nesta segunda-feira (9) que vai sugerir à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) que convide os empresários que denunciaram que senadores estariam sendo comprados em troca de ajuda a empresas para contratos com o governo federal. A denúncia foi feita em entrevista à revista Veja desta semana. Alvaro Dias avisou que também pretende entrar com representação no Ministério Público Federal para que sejam investigadas as denúncias de tráfico de influência divulgadas pela revista semanal. As medidas devem ser tomadas em conjunto com os líderes do PPS, Itamar Franco (MG), e do DEM, Demóstenes Torres (GO).

A revista traz reportagem com denúncia sobre tráfico de influência no governo federal. Os engenheiros José Augusto Quintella e Romênio Marcelino Machado, ex-donos da Sigma Engenharia, afirmam que o empresário Fernando Cavendish, proprietário da Delta Construções, teria afirmado que, com R$ 6 milhões, seria possível comprar um senador para ajudá-lo a conseguir contratos no governo. A conversa teria ocorrido em uma reunião entre eles no final de 2009.

- Esses empresários precisam esclarecer o que disseram, o que informaram ao país, através da revista Veja. Eles devem ter a ousadia necessária para indicar quais são os senadores que se vendem. Esperamos que a CCJ aprove esse requerimento, afinal, precisamos defender a nossa honra - afirmou o senador tucano.

Alvaro Dias pediu ainda ao presidente do Senado, José Sarney, que acione a Advocacia do Senado para interpelar judicialmente os empresários. Para o senador, tão grave quanto a acusação de compra de senadores é a generalização contida na afirmação.

- Não estou fazendo ilação sobre a impossibilidade de comprar políticos. É evidente que se pode comprar políticos. Porque existem aqueles que se vendem e aqueles que são incorruptíveis. Mas não podemos ignorar o fato. É preciso que se diga quem se compra e por quanto. Qual senador se vende. Temos de agir e exigir providências - argumentou. 



09/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias lamenta decisão judicial sobre acusações de empresários a senadores

Alvaro Dias comenta denúncia da OAB contra o presidente da República

Álvaro Dias quer que ministro explique denúncia de fraude na Saúde

Alvaro Dias elogia denúncia do Ministério Público contra dirigentes da CBF

Alvaro Dias pede convocação de Marcos Valério para explicar denúncia contra Lula

Alvaro Dias quer apuração de denúncia sobre motivo que teria levado Lula a vetar indicação de Cesar Asfor