Alvaro Dias rechaça suposta tentativa de Lula para cooptar senadores do PSDB



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou, nesta segunda-feira (26), que uma suposta cooptação de parlamentares do PSDB pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que votem a favor da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), conforme foi divulgado na imprensa, não passa de especulação. O senador disse que o partido está tranqüilo quanto à decisão firmada pelos integrantes da bancada de rejeitar a prorrogação do imposto provisório e tentará derrubá-lo em Plenário.

- Os senadores do PSDB não são cooptáveis e, por essa razão, o governo não logrará êxito nessa empreitada - enfatizou, lembrando que o PSDB abriu negociações anteriormente com o governo para incluir na proposta uma reforma tributária, mas o governo não atendeu ao partido.

Alvaro Dias fez essa afirmação respondendo a uma intervenção do senador Gerson Camata (PMDB-ES), quedefendeu a reabertura de um entendimento entre o PSDB e o governo para a aprovação da CPMF. Camata salientou, no entanto, que respeita a "posição madura" dos tucanos ao tratar o assunto no Congresso.

Alvaro Dias ressaltou também em seu discurso que, apesar de ter sido criada pelo governo do PSDB, a CPMF é mais um imposto a aumentar a já pesada carga tributária brasileira. Acrescentou ainda que uma pesquisa internacional revela que a burocracia fiscal do Brasil é maior do mundo, o que, juntamente com a carga de impostos, enfraquece mais ainda a competitividade do país frente aos demais países do mundo.

- O que queremos urgentemente é uma reforma tributária definitiva e não a prorrogação de um tributo criado para ser provisório. Mas o governo acaba de adiar o envio dessa matéria ao Congresso - finalizou.



26/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias diz que "poder de sedução" de Lula para cooptar oposição não atingirá PSDB

Alvaro Dias critica Lula por suposta missão de José Dirceu para negociar com Morales

Alvaro Dias afirma que PSDB não será cooptado por Lula para prorrogar a CPMF

Alvaro Dias rechaça aprovação da CPMF em troca de sua destinação integral para o setor de saúde

Ciro reage contra tentativa do governo de cooptar PTB

Arthur Virgílio critica tentativa do governo federal de cooptar bancada do PDT