Alvaro Dias requer informações sobre operação entre o BNDES e o HSBC
Em pronunciamento nesta terça-feira (17), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) comunicou a apresentação de requerimento solicitando ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior esclarecimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre a venda da carteira de financiamentos da linha Finame ao banco HSBC.
O requerimento foi elaborado a partir de denúncia publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, segundo a qual o BNDES vendeu para o HSBC, por R$ 8,3 milhões, uma carteira de créditos pendentes com valor aproximado de R$ 650 milhões, em operação realizada sem concorrência. A carteira de créditos negociada era originária do Banco Bamerindus, que sofreu intervenção do Banco Central em 1997 e foi vendido ao HSBC.
Na semana passada, Alvaro Dias já havia apresentado requerimento em que solicita ao Tribunal de Contas da União (TCU) a realização de inspeção e auditoria sobre a operação.
O senador voltou a classificar a transação como "suspeita" e condenou o "silêncio absoluto" das autoridades governamentais sobre a denúncia.
- Com um silêncio dessa natureza, eu faço o julgamento. E o julgamento exige condenação, porque está naturalmente visível a existência de ilicitudes praticadas nessa negociação entre um banco público e um banco privado. O governo não tem direito de oferecer presente de casamento real a quem quer que seja. E eu faço essa ilação porque se trata de um banco da terra da rainha - afirmou, referindo-se à origem britânica do HSBC.
Alvaro Dias solicita, no requerimento, informações sobre o valor do saldo devedor total dos contratos não encerrados (com parcelas pendentes) da carteira de financiamentos da linha Finame/BNDES do Banco Bamerindus quando da intervenção do Banco Central, em 26 de março de 1997, e na data da cessão ao HSBC.
O senador solicita informações, ainda sobre os critérios de valoração da carteira de crédito por ocasião da cessão ao HSBC, além dos índices utilizados para a atualização da carteira de contratos do Banco Bamerindus e para a atualização do montante repassado pelo HSBC ao BNDES.
Artigo
Alvaro Dias pediu ainda a inserção nos Anais do Senado de artigo intitulado "A mãe eleitoral", em que o jornalista Jânio de Freitas tece comentários sobre as recentes viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff, pelo país.
- A oposição tem que ficar atenta, fiscalizar e exigir providências do Judiciário, a fim de que se impeça a utilização de recursos públicos na campanha eleitoral - alertou Alvaro Dias.
17/02/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias quer auditoria de operação entre BNDES e HSBC
ÁLVARO REQUER INFORMAÇÕES SOBRE A DÍVIDA DO PARANÁ
OSMAR DIAS REQUER INFORMAÇÕES SOBRE DÍVIDAS DOS PRODUTORES AGRÍCOLAS
ÁLVARO DIAS REQUER EXPLICAÇÕES SOBRE LICITAÇÃO PARA A BR-476
PSDB requer continuidade de investigações sobre a Delta, diz Alvaro Dias
Alvaro Dias requer investigação do TCU sobre desvio do Banco do Nordeste para campanhas petistas