Alvaro Dias quer auditoria de operação entre BNDES e HSBC
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou requerimento, nesta terça-feira (10), pedindo ao Tribunal de Contas da União (TCU) que realize inspeção e auditoria em transação realizada entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco HSBC, conforme afirmou, com flagrante prejuízo aos cofres públicos.
Matérias veiculadas pela imprensa nos últimos dias, explicou Alvaro Dias, denunciam que o BNDES vendeu para o Banco HSBC, por R$ 8,3 milhões, uma carteira de crédito cujos créditos pendentes se aproximavam de R$ 650 milhões, numa operação realizada sem concorrência.
A carteira de créditos que foi negociada era originária do Banco Bamerindus, que sofreu intervenção do Banco Central em 1997 e foi vendido ao HSBC. Os créditos da linha Finame (Agência Especial de Financiamento Industrial), um programa federal para a compra de máquinas e equipamentos, voltaram para o BNDES, na ocasião. Em 2007, foram repassados ao HSBC. Ou seja, o banco privado comprou os créditos da instituição federal - com o intuito de recuperar os créditos do antigo Bamerindus - por 1,28% do valor total da carteira.
- Isso é um escândalo, não podemos ouvir, tomar conhecimento e calar diante de uma operação cuja aberração assusta as pessoas de bem neste país - disse Alvaro Dias.
Antes disso, o BNDES tinha incumbido o próprio HSBC de cobrar as dívidas do antigo Bamerindus, repassando os pagamentos recebidos ao banco estatal. Mas não há uma contabilidade específica dessas transações.
"Essa nítida e declarada falta de controle, pelo BNDES, relativamente às operações com o HSBC, assim como os possíveis prejuízos causados ao erário, são fatores suficientes para que o Senado Federal solicite auditoria do Tribunal de Contas sobre a operação referida", justifica o senador no requerimento.
Alvaro Dias informou ainda que advogados do Paraná estão preparando uma ação popular contra a transação, que deve serimpetrada esta semana.
10/02/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias requer informações sobre operação entre o BNDES e o HSBC
Alvaro Dias quer auditoria do TCU em empréstimos estrangeiros do BNDES
Alvaro Dias quer auditoria nas obras do Palácio do Planalto
Alvaro Dias quer auditoria para investigar recursos de fundos de pensão na Bancoop
ÁLVARO DIAS QUER 22% DOS RECURSOS DO BNDES PARA AGROINDÚSTRIA
Alvaro Dias quer fim de sigilo de empréstimos do BNDES a outros países