Alvaro Dias: revisão do pacto federativo é maior desafio para classe política



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (18), a rediscussão do pacto federativo. Em sua avaliação, esta é a tarefa mais importante para a classe política no momento atual.

O parlamentar alertou, no entanto, para a possibilidade de que os resultados benéficos de tal reestruturação possam ser frustrados pela falta de interesse do Poder Executivo em alterar o modelo vigente.

— Não há como realizar reformas essenciais para o país sem que o Executivo comande o processo — disse, criticando o elevado grau de concentração de poder no regime presidencialista brasileiro.

De acordo com Alvaro Dias, os principais pontos em que o federalismo brasileiro precisa ser reformado estão relacionados a questões fiscais, como a carga tributária, a distribuição dos encargos públicos, a guerra fiscal, os critérios de definição da competência tributária e a neutralidade da tributação.

— No Brasil, a partilha das receitas é muito clara (com percentuais bem definidos), mas a partilha das despesas é confusa; não há clareza nenhuma, é sempre ponto de tensão — observou.

Alvaro Dias também manifestou preocupação com a má qualidade do padrão de aplicação de recursos públicos. Em sua opinião, o atual modelo político, de caráter "predominantemente fisiologista", tem levado a um desperdício inaceitável de recursos, inviabilizando o alcance pelo país de um nível de desenvolvimento satisfatório.

Citando o exemplo do Paraná, Alvaro Dias lembrou que durante o seu mandato de governador, entre 1987 e 1991, os investimentos atingiam em média 23% da receita estadual, enquanto que atualmente não chegam a 5%.

Em apartes, os senadores Tomás Correia (PMDB-RO) e Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestaram apoio ao discurso. Já o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu uma reforma política, ressaltando que os "problemas de arrecadação eleitoral" são comuns a todos os partidos.



18/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias: para funcionar, pacto federativo depende do governo

Alvaro Dias protesta contra isenção de IPI e quer debate sobre pacto federativo

Senado recebe sugestões de especialistas para revisão do pacto federativo

Ana Amélia defende revisão do pacto federativo

Paim defende revisão do pacto federativo

Três comissões debatem revisão do pacto federativo