Alvaro Dias se solidariza com Heloísa Helena e os deputados expulsos do PT
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) defendeu a senadora Heloísa Helena (AL) e os três deputados expulsos do PT no fim de semana por divergências com o programa de governo.
- O que aconteceu foram dois atentados a dois direitos básicos do ser humano: a garantia da objeção de consciência e da liberdade parlamentar - disse Alvaro, lembrando ainda o conceito de partido político.
Na opinião do senador, foi negado a Heloísa e aos deputados o direito à convicção pessoal, violência que, a seu ver, leva ao risco de eliminação de outras liberdades individuais, como a de opinião e de pensamento. Alvaro Dias citou o jurista paranaense René Dotti, que escreveu artigo sobre o tema.
- Existem antigos e modernos exemplos do fenômeno na Bíblia, nas artes e nas ciências, nos clássicos da literatura universal - a liberdade de opinião e pensamento e a garantia da objeção de consciência são bens supremos, que não podem ser suprimidos - afirmou.
O senador disse também que o verdadeiro espetáculo do crescimento não aconteceu na economia do país, mas no caixa do PT, que cresceu mais ou menos 240%, segundo reportagem da revista Época publicada neste final de semana.
Alvaro fez ainda uma explanação sobre o conceito de partido político, no sentido clássico do termo, como uma expressão de uma corrente de opinião e pensamento, -uma fração da representação da cidadania-, e não como -um campo de extermínio de idéias e opiniões, um cabide de empregos ou uma maneira organizada de perseguir pessoas e perpetrar vinganças-.
15/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heloísa Helena e Alvaro Dias defendem o relatório final aprovado
Heloísa Helena solidariza-se com brizolistas
Heloísa Helena se solidariza com vítimas das chuvas em Maceió
HELOISA HELENA SOLIDARIZA-SE COM PEDIDO DE MORATÓRIA DE ALAGOAS
CAS ELEGE OSMAR DIAS PRESIDENTE E HELOÍSA HELENA VICE-PRESIDENTE
Alvaro Dias quer reduzir número de deputados