Mais produtos fabricados na Amazônia Ocidental poderão receber isenção



A relação de produtos fabricados na Amazônia Ocidental que é beneficiada por isenção de impostos poderá aumentar. Esse é o objetivo dos projetos de dois projetos que tramitam em conjunto na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e cujo parecer deverá ser votado na reunião da quarta-feira (18), com início às 9h30. Os autores dos PLS 292/08 e PLS 210/10 são, respectivamente, o ex-senador Expedito Júnior (PSDB-RO) e o senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Os projetos estabelecem que, para obter a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializado (IPI) e reduzir a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, os produtos fabricados na Amazônia Ocidental precisam ter sido elaborados com matérias-primas de origem regional, independentemente do local onde se der o beneficiamento ou industrialização.

O relator da matéria, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), ressaltou em seu parecer que o principal argumento para a concessão do benefício é a busca do equilíbrio de incentivos aplicáveis à produção da Amazônia Ocidental com aqueles originados nas Áreas de Livre Comércio e para que tais incentivos tenham efetividade no incremento econômico e social da região. Mozarildo apresentou um substitutivo para unir as duas propostas.

Os autores das propostas explicaram que a consequência do regime fiscal vigente é que a região deixa de aproveitar suas potencialidades centradas nos segmentos agrossilvopastoril, da agroindústria, da mineração, da bioindústria e da reciclagem de resíduos. Eles assinalaram que esses produtos sofrem a concorrência predatória de produtos industrializados de outras regiões que ali entram com isenção de IPI, enquanto o produto local sofre a incidência plena do tributo.

A CDR também deverá votar dois requerimentos para a realização de audiências públicas: a primeira sobre a situação dos aeroportos do país e a segunda, em conjunto com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), sobre a infra-estrutura aeroportuária e a preparação para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.



13/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR pedirá informações a Mantega antes de votar projeto sobre isenção do IPI a produtos da Amazônia Ocidental

Amazônia: empresas com produtos ambientalmente adequados poderão receber 'selo verde'

Projeto amplia isenção de IPI na Amazônia Ocidental

Projeto amplia número de produtos da Amazônia Ocidental isentos de IPI

Expedito propõe redução do IPI de produtos originários da Amazônia Ocidental

Deficientes auditivos poderão receber isenção de IPI na compra de automóvel