Ameaçado de extinção, pau-brasil tem seu dia celebrado na Rádio Senado Ondas Curtas
Árvore símbolo do país, ameaçada de extinção e celebrada anualmente no dia 3 de maio, o pau-brasil é o tema do programa Sintonia Ambiental que vai ao ar toda quinta-feira, às 7h, com reprise aos domingos, dentro do programa O Senado Mais Brasil, transmitido pela Rádio Senado Ondas Curtas.
O pau-brasil é árvore própria de matas secas e foi muito explorado para a extração da sua madeira vermelha, que fornecia corante para tingir tecidos e tinta de escrever.
Desde 1978, foi declarada a árvore nacional do país. A lei que lhe deu essa prerrogativa (lei 6607/78) determinou aos ministérios da Educação e da Agricultura a realização anual de campanhas informativas sobre a sua relevância na história do Brasil e a organização de viveiros em todos os estados brasileiros para produzir e distribuir mudas da espécie.
O programa Sintonia Ambiental vai mostrar que árvores de uma variedade rara de pau-brasil continuam sendo queimadas por fazendeiros nos pastos do sul da Bahia, onde a madeira continua sendo vendida clandestinamente. A história da exploração do pau-brasil, a localização das últimas árvores centenárias que ainda existem e os esforços que estão sendo desenvolvidos por algumas pessoas e instituições para salvá-lo marcam as entrevistas do programa.
A Rádio Senado Ondas Curtas transmite em 5990 Khz, faixa de 49 metros. O programa está disponível também na internet, no endereço http://www.senado.gov.br/noticias/radio/programas.asp.
06/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
RÁDIO SENADO EM ONDAS CURTAS
RÁDIO SENADO EM ONDAS CURTAS
Rádio Senado começa transmissões em ondas curtas
Parceria com Radiobrás coloca Rádio Senado em Ondas Curtas
Senadores destacam importância da Rádio Senado em ondas curtas
Anibal Diniz faz apelo por retomada das transmissões da Rádio Senado ondas curtas