América do Sul é o principal emissor de turistas para o Brasil
Os turistas da América do Sul representam 46% dos visitantes internacionais que o Brasil recebeu em 2010. Em segundo lugar, aparecem os europeus, com 31%, seguidos dos visitantes da América do Norte, com 15%. Os dados são do Estudo da Demanda do Turismo Internacional no Brasil, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo.
Os três continentes respondem, juntos, por 70% do receptivo internacional do Brasil. Argentina e Estados Unidos são os principais emissores de turistas para os destinos brasileiros. Respondem por 40% do mercado.
Turismo de lazer
O lazer foi apontado como a principal motivação de viagem para 46,1% dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2010. Outros 23,3% viajaram a negócios ou para participar de feiras e convenções.
Nas viagens a lazer, o segmento de sol e praia é o preferido para 60,2% dos entrevistados. Natureza, ecoturismo e aventura aparecem em segundo lugar, com 26,9% - um crescimento de 7,6 pontos percentuais de 2004 para 2010.
Campings e albergues
Os campings e albergues ganharam espaço como meio de hospedagem na preferência dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil. A participação desses segmentos aumentou de 1,4% para 4,3% no período de 2004 a 2010.
A pesquisa, relativa a 2010, mostra que os meios de hospedagem tradicionais – hotéis, pousadas, flats – são os escolhidos por 52,9% dos entrevistados. Os que se hospedam em casa de parentes ou amigos representam 27% e em casa alugada, 9,7%. Os campings ou albergues ficam em quarto lugar, apontados por 4,3% dos turistas estrangeiros que visitaram o País no ano passado.
Fonte:
Ministério do Turismo
13/10/2011 12:08
Artigos Relacionados
MDA apresenta Rede Brasil Rural em principal feira agrícola da América Latina
Brasil é 3º maior emissor de spams da internet, diz empresa de segurança dos EUA
Países do Mercosul querem atrair turistas japoneses para a América Latina
Brasil é o quarto emissor de gases que causam o efeito estufa, diz especialista
Maconha ainda é principal droga usada na América do Sul, mostra relatório
O aqüífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul