Países do Mercosul querem atrair turistas japoneses para a América Latina
Os ministros de Turismo dos países do Mercosul se reuniram nesta quarta-feira (9), em Buenos Aires, capital argentina, para discutir formas de incentivar a visita de turistas de mercados distantes, principalmente o Japão, para viagens conjuntas aos quatro países-membros do bloco: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
De acordo com o Plano de Trabalho 2012 de promoção conjunta do Mercosul, definidos em reunião de 8 de maio, uma das ações planejadas para atrair turistas japoneses é o aumento do número de vôos entre o país asiático e os países do bloco. As ações previstas no plano serão desenvolvidas pelo Ministério do Turismo brasileiro e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
Estão previstas ainda a visita técnica de um especialista da Embratur para identificar as demandas do mercado japonês junto aos profissionais locais de turismo; e a viagem de familiarização de dois grupos de operadoras de turismo japoneses ao Mercosul. O primeiro grupo vai visitar o Brasil e o Paraguai, o segundo vai para a Argentina e o Uruguai.
Será impresso material informativo sobre os atrativos turísticos dos quatro países e o apoio à produção de catálogos de viagens a serem distribuídos no Japão, com inserção de publicidade dos destinos.
“O Japão é um mercado que tem grande potencial de emissivo de turistas. A entrada de japoneses no Brasil aumentou 5% em 2011 em relação a 2010, mas ainda há espaço para crescer”, destaca o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso.
No ano passado, 63.247 mil visitantes vindos do Japão entraram no Brasil. Pedroso informou também que a promoção em conjunto pode facilitar a entrada de visitantes no Brasil. “A malha aérea será mais diversificada, com mais opções de voo, o que é um facilitador para o acesso dos japoneses. A possibilidade de visitar os 4 países em uma só viagem também é um estímulo”.
Participaram da reunião em Buenos Aires, também, o secretário-executivo do Ministério do Turismo do Brasil, Valdir Simão, e os ministros do Turismo do Paraguai, Uruguai e Argentina.
Fonte:
Embratur
09/05/2012 18:47
Artigos Relacionados
Brasil busca estratégias para atrair turistas de países vizinhos durante baixa temporada
Países da América Latina definem metas para saneamento na região
Países da América Latina e Caribe se reúnem para tratar igualdade do gênero
Países da América Latina se unem para estimular comércio de produtos químicos
Brasil e Japão promovem treinamento de TV Digital para países da América Latina
Brasil faz acordo para aumentar os voos entre países da America Latina