O aqüífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul
O Aquífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquïferos do mundo, ocupando uma área total de 1,2 milhões de km² na Bacia do Paraná e parte da Bacia do Chaco-Paraná. Estende-se pelo Brasil (840 mil quilômetros quadrados), Paraguai (58,5 mil quilômetros quadrados), Uruguai (58,5 mil quilômetros quadrados) e Argentina, (255 mil quilômetros quadrados), área equivalente aos territórios de Inglaterra, França e Espanha juntas.
Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (dois terços da área total) abrangendo os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O Aquífero Guarani constitui-se em uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população, para o desenvolvimento das atividades econômicas e do lazer. Sua recarga natural anual (principalmente pelas chuvas) é de 160 Km³/ano, sendo que desta, 40 Km³/ano constitui o potencial explorável sem riscos para o sistema aqüífero.
As águas em geral são de boa qualidade para o abastecimento público e outros usos, os poços têm em geral cerca de 1,5 quilômetro de profundidade e podem produzir vazões superiores a 700 m³/h. As informações são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo.
14/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Extensão do Aquífero Guarani
Acordo de cooperação vai regular ações no Aquífero Guarani
Encontro em Bauru discutiu importância do Aqüífero Guarani
Brasil estuda aquífero três vezes maior que o Guarani
Encontro discute resultados parciais do Projeto Aqüífero Guarani
Comissão do Mercosul realiza seminário sobre aqüífero Guarani